Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/11/2004 13:45

ProUni oferecerá mais de 80 mil bolsas

Assessoria / MEC

O Programa Universidade para Todos (ProUni) irá oferecer mais de 80 mil bolsas de estudo para alunos de baixa renda, já no próximo semestre. O anúncio foi feito hoje, 4, pelo ministro da Educação, Tarso Genro, em entrevista coletiva na sede do Ministério da Educação, em Brasília. “Nossa meta inicial, de 65 mil a 75 mil bolsas, será superada”, disse o ministro. Os números ainda não são definitivos, pois o prazo de adesão foi ampliado, a pedido de diversas instituições, para o próximo dia 8, segunda-feira, até as 12 horas.


Após a adesão pelas instituições, o MEC ainda analisa se aprova ou não o processo, considerando a qualidade dos cursos oferecidos.


Tarso Genro comentou que a decisão de tornar públicos os números foi do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que, informado da grande participação das instituições privadas de educação superior, considerou importante que a sociedade, sobretudo os jovens que poderão se beneficiar do programa fossem informados.


O MEC apresentou um relatório parcial com o número de instituições que já aderiram ao ProUni e o número de bolsas integrais e parciais (de 50%) concedidas por unidade da Federação. A lista das instituições, no entanto, só será publicada após o encerramento das adesões.


“O projeto começou bem”, afirmou o ministro, que destacou que das 81.791 bolsas já oferecidas, quase 50 mil são integrais. “Vamos oferecer condições para que milhares de jovens que não conseguiam freqüentar uma universidade possam, agora, fazer um curso superior”. Os estudantes beneficiados, destacou o ministro, são aqueles de famílias de baixa e baixíssima renda.


O número se equipara ao de vagas oferecidas neste ano pelo Fies, o programa de financiamento universitário que prevê pagamento após a formatura, mas é mais barato – cada vaga do ProUni custa ao governo federal o equivalente a 25% do Fies. “O ProUni é mais vantajoso para o estudante, pois pode conceder bolsa integral e ele não terá que pagar depois. Essas vagas são públicas”, afirmou Tarso.


O ProUni é um programa de democratização do acesso à educação superior que concede bolsas integrais a estudantes cuja renda familiar per capita não ultrapasse um salário mínimo e meio, e parciais, de 50%, àqueles cuja renda familiar per capita seja de até três salários mínimos. A seleção será feita pelo MEC, com base no resultado obtido pelo aluno no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para poder participar da seleção, além de estar na faixa de renda apontada, o aluno deverá ter feito todo o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola particular.


Repórter: Elaina Daher

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)