Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ProUni oferece 115 mil vagas

Fetems - 16 de novembro de 2004 - 14:29

“É um número muito alentador”, disse no dia 12, no Palácio do Planalto, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao anunciar para dez governadores das regiões Norte e Nordeste que o Programa Universidade para Todos (ProUni) dispõe de 115 mil vagas para alunos egressos de escolas públicas, professores, afrodescendentes e indígenas.


De acordo com o presidente, ao lançar o ProUni, o governo esperava abrir, de imediato, cerca de 40 mil vagas, mas a resposta das instituições privadas permitiu mais que duplicar essa expectativa. Ele também destacou que o governo está construindo campi universitários para levar a educação pública ao interior. Já são 13 novos campi, entre eles, em Garanhuns e Caruaru, em Pernambuco. Em Garanhuns, o campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai atender 39 municípios que, juntos, têm cerca de um milhão de habitantes. Dessa forma, disse, “a universidade vai ao aluno e ele estuda lá perto da sua família”, além de poder trabalhar na sua região depois de formado.


ProUni – Segundo o ministro da Educação, Tarso Genro, as 115 mil vagas do ProUni estão distribuídas por instituições de ensino superior em 660 municípios de todas as regiões do País. Dois terços das bolsas, explicou, serão integrais e as restantes, meia-bolsa. “O programa é um sucesso” e o custo, em renúncia de impostos pelo governo federal, corresponde a aproximadamente 25% do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), disse.


Inscrições – As vagas públicas abertas em instituições filantrópicas e privadas deverão ser preenchidas por estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. As inscrições deverão ser feitas – exclusivamente pela internet na página do MEC – de 22 de novembro a 10 de dezembro. Na ficha, o aluno deverá indicar o número de inscrição do Enem, apresentar dados sobre o grupo familiar, listar até cinco opções de bolsas pretendidas, por ordem de interesse: curso, instituição, habilitação e turno.


MEC

SIGA-NOS NO Google News