Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ProUni dispõe de mais de 118 mil bolsas

ACS - MEC - 12 de dezembro de 2004 - 10:00

O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação oferece 118.078 vagas em 1.142 instituições filantrópicas e privadas de todos os estados e do Distrito Federal. São 76.037 bolsas integrais e 42.041 parciais, de 50% do valor do curso. A quantidade de bolsas aumentou desde o encerramento do prazo de adesão das instituições de ensino porque algumas encontraram dificuldades técnicas para concluir o processo, o que levou o MEC a aceitar as adesões até o dia de hoje, 9.


As inscrições estão abertas até o dia 17 de dezembro. Mais de 50 mil candidatos de todo o País já se inscreveram no programa.


“O ProUNi é o maior programa de inclusão no ensino superior da história republicana brasileira. Um programa que procura, de forma inventiva e altamente benéfica para o poder público, compatibilizar a ociosidade que existe nas instituições privadas com a necessidade imperiosa de ampliarmos o número de jovens no ensino superior”, afirmou o secretário executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge.


Candidatos – Podem concorrer às bolsas os brasileiros não-portadores de diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004 e que atendam a pelo menos uma das condições do programa – ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral; ser portador de necessidades especiais; ser professor do quadro permanente da rede pública em exercício na educação básica. O professor pode escolher somente curso de licenciatura ou pedagogia voltado para a educação básica.


O candidato deve optar pela modalidade de bolsa integral ou parcial e por até cinco cursos, turnos ou instituições de ensino dentre as disponíveis. Para concorrer a bolsas em instituições não-beneficentes, a renda máxima a ser comprovada é de até um salário mínimo e meio (R$ 390,00) por pessoa do grupo familiar, para a bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 780,00), para a parcial.


Cotas – O ProUni também tem uma política de cotas destinadas aos alunos que se autodeclararem afrodescendentes ou indígenas. Para esse grupo, o MEC destinou 47.112 vagas, que serão distribuídas de acordo com a proporção dessas populações nos estados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Documentos – O estudante fará a inscrição na página eletrônica do ProUni. Para ter acesso à ficha de inscrição, ele deve indicar o código do Enem de 2004 e o número do CPF. Só depois poderá preencher os demais campos.


O coordenador-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC), Leonel Cunha, lembra aos alunos que a página do ProUni está disponível durante 24 horas. Ele pede aos candidatos que não deixem para fazer a inscrição na última hora, a fim de evitar congestionamentos no sistema que impeçam o acesso ao programa.


Inscrições – As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Todas as instituições de educação superior credenciadas no ProUni têm, obrigatoriamente, de oferecer acesso à internet a qualquer candidato. Além disso, o MEC constituiu uma rede de parceiros que também oferecem o acesso aos alunos de suas comunidades. São escolas das redes estadual e municipal, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Centros Integrados Empresa-Escola (Ciees) e prefeituras.


Para o estudante saber qual o local de inscrição mais próximo de sua casa, basta ligar para 0800-616161. A relação das instituições que aderiram ao programa e a quantidade de vagas também são encontradas na página do ProUni na internet.


Reporter: Ionice Lorenzoni e Carlos Couto

SIGA-NOS NO Google News