Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Protógenes pede ao STF para não ser preso

Agência Brasil - 31 de março de 2009 - 07:44

Brasília - O delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Pinheiro de Queiroz entrou ontem (30) no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de habeas corpus preventivo para permanecer calado, e não ser preso por isso, durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas. Protógenes foi convocado para depor na CPI na quarta-feira (1º).

De acordo com a defesa do delegado, o Supremo não teria tempo suficiente para decidir o mérito do pedido. Por isso pede que o STF garanta liminarmente um salvo-conduto contra ilegalidades e a obrigatoriedade de assinar um termo de compromisso como testemunha no depoimento.

Os advogados também querem que seja mantido o direito de Protógenes Queiroz permanecer calado, sem ser preso, e que tenha assistência de um advogado durante o depoimento.

Protógenes foi o responsável pela Operação Satiagraha que investigou e prendeu o banqueiro Daniel Dantas, além do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas, acusados de crimes contra o sistema financeiro.

O nome de Protógenes foi associado, depois das prisões, a supostos grampos ilegais feitos inclusive no Supremo. Ele foi afastado da função de diretor de Inteligência Policial da PF e é alvo de inquérito policial em São Paulo.


SIGA-NOS NO Google News