Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/06/2004 14:33

Protocolo ecomizará o uso racional de água e energia

Paula Mesquita / ABr

Economizar e fazer uso racional de água e energia, é a idéia do convênio assinado hoje, em Brasília, entre os ministérios das Minas e Energia e das Cidades. O protocolo prevê a cooperação técnica para desenvolvimento de ações voltadas ao uso eficiente da energia elétrica e a conservação de água em empresas de saneamento no país.

O convênio visa atingir as empresas de saneamento porque elas representam 2,3% do consumo de energia elétrica do país. Cinqüenta e sete empresas inscreveram suas propostas para a economia de energia, mas apenas 11 foram selecionadas. O presidente da Companhia Municipal de Saneamento de Novo Hamburgo, Silvio Klein, disse que seu projeto prevê 100% de automação energética. Ele ressaltou que isso representa economia e que “para cada um real investido em cinco anos o retorno é de oito reais de economia para investir em saneamento”.

Os projetos demonstrativos foram selecionados por meio de chamada pública, entre dezembro de 2003 e maio deste ano, e avaliados por representantes dos ministérios das Minas e Energia, Cidades, Meio Ambiente, da Eletrobrás, do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL), da Caixa Econômica Federal e do BNDES.

O diretor de projetos da Eletrobrás, Aluísio Vasconcelos, disse que o resultado dessa parceria vai ser “extremamente benéfico para a sociedade em geral”. Aluísio Vasconcelos disse ainda que esse é apenas o primeiro passo e que em breve campanhas de conscientização do uso da energia e da água devem chegar à população em geral.

A representante do ministro das Cidades, Olívio Dutra, a secretária-executiva Ermínia Maricato, comentou que o projeto “é visto com muita satisfação pelo ministério”, que já tem um projeto contra o desperdício de água. Ela disse também que o ministério das Minas e Energia vai colocar sete milhões de reais em recursos para custear os projetos das empresas de saneamento selecionadas.

A ministra Dilma Roussef não esteve presente a cerimônia, mas também enviou um representante, o secretário-executivo Maurício Tolmasquim, que por problemas na voz não quis gravar entrevista. A Diretora de Eficiência Energética do ministério de Minas e Energia, Marina Godoy, disse que o novo modelo “visa dar maior sustentabilidade e legitimidade aos processos que já estão em andamento”. Para ela, a cerimônia de hoje representa um “passo fundamental para a consolidação do uso racional dos recursos e da definição dos programas nacionais de infra-estrutura”.

No âmbito do ministério das Cidades, as ações previstas no protocolo de cooperação técnica serão realizadas pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, por meio do Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água e do Programa Nacional de Modernização do Setor de Saneamento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)