Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Proteção da Câmara levou à cassação , diz líder

Marcos Chagas/ABr - 01 de dezembro de 2005 - 07:37

O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), deixou o plenário emocionado, após anunciar a cassação do mandato do deputado José Dirceu (PT-SP) e não quis comentar o resultado da voltação do parecer do Conselho de Ética.

O líder do PSB na Casa, Renato Casagrande (ES), disse que "criou-se um clima de necessidade de proteção da Câmara, que levou a esse resultado". Segundo ele, "tudo o que José Dirceu criou na sua história política ficou menor que o ambiente criado nos últimos meses". Casagrande destacou que não houve, nesse julgamento, intervenção do governo federal ou movimentação coordenada da base aliada: "O deputado foi julgado de forma individual".

Já o líder do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP), considerou "constrangedor" o momento político após a cassação. Disse que o ato foi "necessário para o país e o futuro das instituições".

Para o líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ), "os 13 próximos julgamentos recomendados pelo Conselho de Ética serão analisados caso a caso, de acordo com o envolvimento de cada um com o chamado mensalão". Segundo Maia, José Dirceu é "um lutador que não foi julgado por seus méritos históricos, mas por sua atuação nos últimos dois anos".

E a deputada Maria do Rosária (PT-RS) atribuiu a cassação do mandato de José Dirceu a uma tentativa da oposição de "criar uma intolerância política contra o PT".

SIGA-NOS NO Google News