Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prorrogada inscrição para o I Congresso de Mamona

Catarina Donda - 17 de setembro de 2004 - 10:24

A comissão organizadora do I Congresso Brasileiro de Mamona está prorrogando o recebimento de trabalhos técnico-científicos até o dia 30 de setembro (data de postagem). As normas para envio e programação completa do evento podem ser obtidas pelo site www.cnpa.embrapa.br/cbm, e-mail [email protected] ou telefax (83) 315-4380.

“Energia e Sustentabilidade” será o tema principal do congresso, que acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande (PB). O evento é uma realização da Embrapa Algodão e tem como principais objetivos discutir os rumos da pesquisa e incentivar o desenvolvimento sustentável do agronegócio e da indústria da cultura.

“O congresso será um fórum inédito e privilegiado para a troca de experiências e informações entre todos os segmentos envolvidos nessa importante cadeia produtiva: instituições de pesquisa, produtores, técnicos extensionistas, indústrias, governos estaduais, empresas de fomento e de geração de energia, universidades, ONGs e estudantes”, diz Ramiro Pinto, chefe adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa e um dos coordenadores do congresso. Estima-se um público de setecentas pessoas vindas de todo o país.

Os organizadores entendem que este é um momento singular e de novas perspectivas para o desenvolvimento técnico-científico da cadeia produtiva da mamona. Sua versatilidade na indústria e a necessidade de alternativas sustentáveis para os combustíveis derivados do petróleo têm motivado a busca crescente por informações e oportunidades de negócio envolvendo esta oleaginosa. “O Congresso Brasileiro de Mamona é a resposta da Embrapa Algodão e seus parceiros a esta demanda. Com este congresso, espera-se impulsionar de forma significativa os programas de geração sustentável de energia no Brasil e, desta forma, contribuir para a expansão de toda a cadeia produtiva da mamona, gerando empregos e divisas para o país”, diz Ramiro.

Com grande resistência à seca, a cultura se posiciona como excelente alternativa para a geração de emprego e renda no Nordeste do Brasil, especialmente com as perspectivas de desenvolvimento da indústria do biodiesel.

O congresso vai promover ainda mini-cursos sobre processos de produção do biodiesel e sistema de produção de mamona; além de palestras, painéis, mesas-redondas, rodada de negócios, oficina e exposição de stands de empresas e instituições atuantes no setor.

SIGA-NOS NO Google News