Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Proposta reduz para um quarto o tempo de inabilitação de militar

Agência Câmara - 26 de julho de 2017 - 18:00

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5720/16, do deputado Cabo Sabino (PR-CE), que reduz de 20 para 5 anos o limite máximo de inabilitação do militar condenado por crime com pena de reclusão acima de quatro anos, praticado com abuso de poder ou violação do dever militar.

O texto também aumenta a inabilitação mínima, prevista no Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69), de 2 para 3 anos.

Segundo Cabo Sabino, a inabilitação atual é um “excesso” previsto no código. “Essa quantidade de tempo nos parece descabida, principalmente de compararmos com outras legislações cuja pena é correlata”, afirmou, ao citar que a condenação de um político pode gerar até oito anos de inelegibilidade.

“Os militares não são cidadãos de segunda categoria e não devem ser tratados com rigor excessivo”, disse Cabo Sabino. Para ele, penas duras devem ter uma justificativa, o que não seria o caso da inabilitação atual.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PL-5720/2016

SIGA-NOS NO Google News