Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/10/2016 12:40

Proposta prevê registro de cultivares modificados

Agência Câmara

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5557/16, do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que altera a Lei de Propriedade Intelectual (9.279/96) para tornar obrigatório o registro da patente de cultivares modificados geneticamente.

Cultivar é uma variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal, que apresente características que o distingam de plantas da mesma espécie já conhecidas. Também precisa se manter estável em gerações sucessivas.

O autor observa que a Lei de Proteção de Cultivares (9.456/97) garante o direito de propriedade intelectual sobre novas cultivares obtidas por melhoramento genético. Entretanto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não tem registrado a ocorrência de evento transgênico ou biotecnológico.

Pelo texto, o cultivar deve ser inscrito no Registro Nacional de Cultivares (RNC), previsto na Lei de Proteção de Cultivares

Biotecnologias
Para o deputado, os cultivares são essenciais para desenvolvimento de biotecnologias; sendo assim, afirma, “é indispensável regulamentar as relações entre empresas de biotecnologia e melhoramento genético”.

Hoje, a legislação de propriedade intelectual não prevê o registro de plantas, apenas de transgênicos, desde que tenham caráter inovador e aplicação industrial.

O projeto proíbe a formação de monopólios entre as empresas de biotecnologia genética e incentiva a entrada de terceiros no mercado, desde que remunerado o titular da respectiva patente.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-5557/2016

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)