Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Proposta prevê criação de cadastro para ajudar no 1° emprego

Campo Grande News - 08 de dezembro de 2019 - 18:00

O projeto apresentado na Assembleia prevê a criação do Cadastro Especial do Primeiro Emprego, que terá uma ligação direta com a rede estadual de ensino, já que vai recrutar alunos com potencial para preencher vagas nos programas desenvolvidos no Estado, com esta finalidade.

“Além disso, existe a indiferença da sociedade e ausência de esforços do poder público. Por isso, apresentamos este projeto, com a intenção de criar um mecanismo simples, no entanto, objetivo, capaz de produzir resultados positivos”, diz o autor do projeto, o deputado Neno Razuk (PTB).

A proposta ainda destaca que a qualificação profissional destes estudantes será feita pela Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho). Para montar o texto, o deputado levou em conta a audiência pública realizada em outubro na Assembleia, quando foi debatido a inserção dos alunos no mercado de trabalho, sendo citado o levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Este levantamento mostrou que existem 13 mil vagas de aprendizes em Mato Groso do Sul, porém, somente 35% com cota legal preenchida. O autor entende que muitas vezes não existe esta oportunidade do primeiro emprego por “desinformação”, o que colabora para que muitos jovens não sejam inseridos no mercado.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Caso seja aprovado, ainda precisa passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a matéria.

SIGA-NOS NO Google News