Cassilândia, Quinta-feira, 20 de Junho de 2019

Últimas Notícias

24/05/2019 15:00

Proposta obriga uso de colete salva-vidas em passeio de lancha e jet-ski

Agência Câmara

O Projeto de Lei 1146/19 torna obrigatório uso de colete salva-vidas por tripulantes e passageiros de lanchas e jet-ski (moto aquática) em navegações em canais, rios, lagoas, enseadas, baías e angras. A proposta, do deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), tramita na Câmara dos Deputados.

O texto acrescenta a obrigação à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lei 9.537/97).

Para Bezerra, a norma atual que obriga as embarcações a terem coletes salva-vidas é insuficiente para evitar afogamentos. “O pequeno inconveniente do uso do colete durante o trajeto é insignificante em relação aos benefícios em uma emergência”, afirmou.

A obrigatoriedade deve ser restrita a embarcações abertas, segundo Bezerra, porque os coletes podem dificultar a saída de sobreviventes em caso de um tombamento de um navio, por exemplo.

Exceções
A autoridade marítima pode prever exceções à regra, desde que fundamentadas em condições específicas da embarcação, do percurso ou do passageiro.

Bezerra citou como possível exceção o transporte de barca no trajeto Rio-Niterói, considerado seguro pela maioria dos usuários. “Entrega, colocação, retirada e devolução dos coletes, em grande número de passageiros, podem atrasar demais a prestação do serviço”, disse o parlamentar.

A quantidade de pessoas transportadas por embarcações, só na Amazônia, pode ultrapassar a seis milhões de usuários/ano, segundo estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Somado ao número de travessias de rios e lagos, o número ultrapassa 14 milhões de pessoas.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PL-1146/2019

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 20 de Junho de 2019
Quarta, 19 de Junho de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)