Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

06/06/2008 15:39

Proposta isenta propriedade quilombola de ITR

O Projeto de Lei 2853/08, do deputado Domingos Dutra (PT-MA), concede isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) para os imóveis rurais de propriedade de remanescentes de comunidades quilombolas. De acordo com a proposta, o benefício deve ser concedido a proprietário para que ele possa explorar o terreno sozinho ou com sua família, admitida a ajuda de terceiros; desde que ele não possua imóvel urbano.

Domingos Dutra destaca que a forma de exploração da propriedade rural pelas comunidades quilombolas segue critérios diferentes dos praticados por grandes produtores. "Há quilombos onde o cultivo da terra é feito apenas para a subsistência da comunidade, com a utilização de intenso trabalho manual e de técnicas tradicionais de plantio", afirma.

Avaliação do Incra
O deputado ressalta, no entanto, que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não leva em consideração as especificidades econômicas, culturais e históricas desses povoados. "Muitas dessas terras são classificadas como improdutivas por aquele órgão, elevando demasiadamente a alíquota do ITR incidente sobre essas propriedades."

Dutra afirma, contudo, que esses imóveis rurais têm função social semelhante aos destinados à reforma agrária e, da mesma forma, devem ser isentos do Imposto Territorial Rural. O parlamentar destaca ainda que a isenção só será usufruída por terras remanescentes de quilombos, devidamente reconhecidas pelo próprio Incra.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.





Agência Câmara

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)