Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/06/2008 15:39

Proposta isenta propriedade quilombola de ITR

O Projeto de Lei 2853/08, do deputado Domingos Dutra (PT-MA), concede isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) para os imóveis rurais de propriedade de remanescentes de comunidades quilombolas. De acordo com a proposta, o benefício deve ser concedido a proprietário para que ele possa explorar o terreno sozinho ou com sua família, admitida a ajuda de terceiros; desde que ele não possua imóvel urbano.

Domingos Dutra destaca que a forma de exploração da propriedade rural pelas comunidades quilombolas segue critérios diferentes dos praticados por grandes produtores. "Há quilombos onde o cultivo da terra é feito apenas para a subsistência da comunidade, com a utilização de intenso trabalho manual e de técnicas tradicionais de plantio", afirma.

Avaliação do Incra
O deputado ressalta, no entanto, que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não leva em consideração as especificidades econômicas, culturais e históricas desses povoados. "Muitas dessas terras são classificadas como improdutivas por aquele órgão, elevando demasiadamente a alíquota do ITR incidente sobre essas propriedades."

Dutra afirma, contudo, que esses imóveis rurais têm função social semelhante aos destinados à reforma agrária e, da mesma forma, devem ser isentos do Imposto Territorial Rural. O parlamentar destaca ainda que a isenção só será usufruída por terras remanescentes de quilombos, devidamente reconhecidas pelo próprio Incra.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.





Agência Câmara

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)