Cassilândia, Sábado, 21 de Julho de 2018

Últimas Notícias

23/07/2004 14:53

Proposta inspeção para tanque especial de combustível

Agência Câmara

O Projeto de Lei 3621/04, do deputado Carlos Nader (PFL-RJ), institui a obrigatoriedade da inspeção anual de segurança nos tanques subterrâneos de armazenagem de combustíveis automotivos e nos gasodutos subterrâneos de propriedade pública ou de empresas privadas.
O autor justifica a obrigatoriedade da inspeção pelo fato de grande parte dos tanques se localizarem em áreas densamente povoadas, podendo colocar em risco a população em caso de vazamentos. "Dados revelam que, nos últimos anos, houve um número significativo de ocorrências de vazamento de combustíveis motivadas pela inadequada manutenção de reservatórios", explica Carlos Nader.
A proposta determina também que todos os postos de serviços que executem lavagem de veículos devam possuir caixa separadora de água, combustíveis e óleo, conforme estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Acesso facilitado
Os tanques objeto da inspeção deverão possuir, no mínimo, um acesso ao seu interior e outro ao seu exterior, de forma a permitir a inspeção por técnico especializado sem necessidade de qualquer serviço de corte em sua estrutura.
A inspeção será realizada por empresas públicas ou privadas credenciadas junto ao órgão público competente. A empresa credenciada não poderá ter vínculo com distribuidores de combustíveis automotivos e/ou fabricantes de tubos de gasoduto, de tanques armazenadores e demais instrumentos de postos de abastecimento de veículos automotores.
O responsável pelo setor público ou pela empresa privada que impedir a realização da inspeção anual, ou deixar de fazê-la, será punido com multa, cobrada em dobro em caso de reincidência.

Selos de segurança
A empresa responsável pela inspeção expedirá laudo técnico de vistoria e fornecerá selos de segurança com data de validade, que deverão ser afixados em locais administrativos da empresa inspecionada, próximos ao objeto da inspeção e visíveis para o público consumidor.
No caso de gasoduto subterrâneo, os laudos técnicos e os selos de segurança deverão ser afixados em local de visibilidade pública nas sedes administrativas da empresa inspecionada.

Contaminação do solo
Carlos Nader destaca também a falta de treinamento e de pessoal adequado para detectar vazamentos, "fatores que contribuem para o risco de explosões e incêndios, para a contaminação do solo e das águas subterrâneas e superficiais, e para a poluição ambiental". O parlamentar observa que, nos países ricos, a poluição do ecossistema resulta do caráter consumista da sociedade, enquanto nos países pobres ela é resultado da falta de investimento em educação e da baixa conscientização ambiental.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, está na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aguardando o parecer do relator Givaldo Carimbão (PSB-AL). Depois, deverá ser apreciado também pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Da Redação/LCP


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 21 de Julho de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Julho de 2018
09:00
Santo do dia
Quinta, 19 de Julho de 2018
19:07
Cassilândia
16:09
Cassilândia
14:00
Artigo
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)