Cassilândia, Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Últimas Notícias

04/09/2016 13:00

Proposta estabelece competência a estados para julgar prefeitos e vereadores

Agência Câmara

Em análise na Câmara dos Deputados proposta revoga artigo da norma sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores (Decreto-Lei 201/67) para estabelecer a competência de estados e municípios em julgá-los.

A medida está prevista no Projeto de Lei 5754/16, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). Segundo ele, a mudança visa a adaptar a norma à Constituição, que já reconhece essa prerrogativa.

Com a nova redação, o artigo deixa claro que as infrações político-administrativas dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores serão punidas conforme as constituições dos estados e das leis orgânicas municipais, respeitados o contraditório e a ampla defesa.

Hoje, o artigo em questão trata apenas das infrações político-administrativas dos prefeitos que podem resultar na cassação de mandato conforme julgamento da Câmara dos Vereadores.

O projeto mantém, porém, a vigência de outros artigos da norma atual que tratam de matéria penal e processual-penal dos crimes de responsabilidade de prefeitos. “A medida é urgente, pois o assunto é hoje regulado por uma norma legal revogada, porque foi automaticamente anulada pela Constituição, que retirou da União o direito de estabelecer regras sobre infrações política-administrativas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, apontou o parlamentar.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, o texto deve ser votado pelo Plenário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 29 de Março de 2017
Terça, 28 de Março de 2017
21:41
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)