Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Proposta determina prazo para a realização de consultas e exames em MS

Midiama - 09 de dezembro de 2016 - 07:20

Foi apresentado nesta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 227/2016, que dispõe sobre a obrigatoriedade na marcação de exames e consultas para pessoas com mais de 60 anos nas unidades de saúde públicas pertencentes ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A proposta dá prazo de no máximo 15 dias para marcação dos procedimentos, a contar do pedido.

O projeto é de autoria do deputados Angelo Guerreiro (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB), Beto Pereira (PSDB), João Grandão (PT) e Renato Câmara (PMDB). De acordo com a proposição, a existência de vagas para a realização dos exames e consultas deverá ser controlada por órgão da Secretaria de Estado de Saúde.

Na justificativa da proposta é citado o artigo 196 da Constituição Federal que diz: “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco da doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Pelo projeto, considera-se Unidades de Saúde, todos os órgãos públicos de saúde estaduais que realizam consultas e exames à população em todo Mato Grosso do Sul.

Agora, o texto segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Casa Leis e depois vai para votação em sessão ordinária.

SIGA-NOS NO Google News