Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Proposta define atuação do profissional de enfermagem

Agência Câmara - 26 de julho de 2004 - 14:32

A Comissão de Seguridade Social e Família deverá analisar, no retorno dos trabalhos parlamentares, o Projeto de lei 3844/04, do deputado Max Ronsemann (PMDB-PR), que estabelece o campo legal de atuação da enfermagem para evitar distorções interpretativas sobre o trabalho do enfermeiro.
A proposta define o ato de enfermagem como "todo procedimento técnico planejado, prescrito, delegado, supervisionado e avaliado pelo enfermeiro habilitado" e considera como atos de enfermagem as atividades de direção, coordenação, gerência, auditoria, assessoria, consultoria, delegação, supervisão, avaliação e ensino de enfermagem.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares
De acordo com o texto, cabe ao enfermeiro a promoção da saúde, proteção e prevenção contra doenças; medidas de profilaxia; prevenção contra situações que possam resultar no agravamento de enfermidades; pronto atendimento, diagnóstico precoce, recuperação e reabilitação de pessoas. O projeto atribui ainda ao enfermeiro a promoção e execução do diagnóstico; a prescrição e a evolução da doença, documentando todos os procedimentos em prontuário do cliente.
Já ao técnico ou auxiliar de enfermagem cabe cumprir a prescrição de enfermagem e documentar as ações no referido prontuário.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, aguarda designação de relator na comissão de Seguridade Social e Família. O projeto também será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Érica Amorim
Edição - Simone Ravazzolli

SIGA-NOS NO Google News