Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/07/2004 10:27

Proposta cria curso de preparação de jurados

Agência Câmara

O Projeto de Lei 3757/04, apresentado pelo deputado Josué Bengtson (PTB-PA), determina a realização de cursos para jurados. Segundo o parlamentar, embora escolhidos entre cidadãos idôneos, os jurados não são submetidos a prévia avaliação e nem recebem qualquer procedimento preparatório para o julgamento. "Muitas vezes, por falta de esclarecimentos, o jurado se atrapalha ao responder os quesitos, acabando até por absolver, quando pretendia condenar; ou praticando atos que podem invalidar ou tornar suspeito o julgamento", afirma o deputado.
De acordo com a proposta, os jurados sorteados serão informados por edital sobre a data e horário do curso, de freqüência obrigatória, no qual serão ministrados conhecimentos fundamentais sobre suas funções no julgamento e avaliadas as suas condições de saúde.
O Tribunal do Júri é composto por um juiz de Direito, que atua como presidente; e de 21 jurados, sete dos quais compõem o Conselho de Sentença. Os crimes submetidos a essa instância são o homicídio doloso, o infanticídio, a indução ao suicídio e o aborto.

Jurados despreparados
Bengtson cita a recente absolvição, sob o argumento de insuficiência de provas, de Valentina de Andrade, acusada de participar de rituais de magia negra que mutilaram meninos em Altamira (PA). Ele lembra que a absolvição, que provocou revolta na população e em organizações de defesa dos direitos humanos, levantou dúvidas quanto à exigência de incomunicabilidade dos jurados.
"Um cuidado maior no trato com os jurados, como prevê o projeto, resultará em mais crédito ao Tribunal do Júri, melhor realização do Direito e até economia processual, evitando-se ou diminuindo-se o número de anulações e recursos", afirma o autor da proposta.

Tramitação
A matéria, que tramita em caráter conclusivo, está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde tem como relator o deputado Odair (PT-MG).



Reportagem - Claudia Lisboa
Edição - Rejane Oliveira


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)