Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Proposta cria centro de tratamento de anorexia

Agência Câmara - 23 de julho de 2004 - 10:52

A Comissão de Seguridade Social e Família volta a analisar, a partir de agosto, o Projeto de Lei 3778/04, do deputado Dr. Heleno (PP-RJ), que institui o Programa de Implantação de Centros de Detecção e Tratamento Gratuitos, nos hospitais públicos e conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS), para os portadores da anorexia nervosa. Pelo projeto, o Ministério da Saúde deverá oferecer às pessoas anoréxicas auxílio de cardiologista, endocrinologista, psicólogo, nutricionista e ginecologista.
A anorexia nervosa, que já atinge mais de 1% da população brasileira, se caracteriza pela manutenção do peso pelo menos 15% abaixo do Índice de Massa Corporal (IMC) normal para a idade e altura do paciente; ausência de menstruação por três meses consecutivos; medo de engordar; e negação do baixo peso corporal. "Para o tratamento, é indispensável o acompanhamento psicológico, já que a anorexia está ligada aos padrões sociais de beleza e suas causas orgânicas ainda são desconhecidas", explica Dr. Heleno.

Tramitação
Na Comissão de Seguridade, o relator da matéria é o deputado Amauri Gasques (PL-SP). O texto, que tramita em caráter conclusivo, também será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

SIGA-NOS NO Google News