Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/07/2004 15:24

Proposta agrava punição para exploração e abuso sexual

Agência Câmara

A Proposta de Emenda à Constituição 276/04, do deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), inclui no rol de crimes inafiançáveis e imprescritíveis a exploração e o abuso sexual de criança e adolescente. O parlamentar destaca que, nos últimos anos, a ocorrência desses crimes vêm ganhando maior visibilidade e assumindo dimensões cada vez mais preocupantes. "Os índices aumentam, apesar de muitos desses crimes não serem formalmente registrados. O motivo é o medo e o constrangimento da vítima em denunciar, além da falta de estímulo, causada pela não punição dos culpados após as denúncias", observa.

Estatística da punição
Nilson Pinto ressalta que os números divulgados pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e a Adolescência (Abrapia) mostram que, do total de denúncias recebidas anualmente, em apenas 10,47% dos casos houve processo instaurado e em apenas 5,14% houve prisões. "É imprescindível o recrudescimento da legislação para agravar a punição desses atos criminosos, na tentativa de se ver restaurado o direito da integridade física e sexual de nossas crianças e adolescentes, dando uma resposta mais contundente para a sociedade ao avanço desses crimes", enfatiza o deputado.
Na opinião do parlamentar, justificam-se a inafiançabilidade e a imprescritibilidade dos crimes pelo elevado grau de torpeza e brutalidade da agressão e pelas conseqüências que provocam sobre o equilíbrio psicossocial das vítimas.

A matéria, que terá que passar pelo Plenário, encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde aguarda a designação de um relator.

CPMI da Exploração Sexual
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes também incluiu no relatório final, aprovado ontem, propostas que alteram os Códigos Penal e de Processo Penal para agravar as penas relativas a esses crimes.

Reportagem - Claudia Lisboa
Edição - Regina Céli Assumpção

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)