Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 7 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pronaf: produtor de MS será compensado por preço baixo

Graciliano Rocha - Campo Grande News - 25 de junho de 2007 - 13:47

Pequenos agricultores de Mato Grosso do Sul receberão compensação, na hora de pagar seus empréstimos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), pelo preço baixo de seus produtos.

A queda de preços na comercialização de produtos como arroz, feijão e milho, que prejudicou agricultores familiares de oito estados, será compensada através do PGAF (Programa Garantia de Preços para a Agricultura Familiar).

A medida beneficia 7,5 mil pequenos produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe e Bahia que têm financiamentos de custeio (crédito para custear a produção, como compra de insumos, de máquinas e salários) no Pronaf.

O PGPAF é uma garantia aos agricultores familiares de que seus financiamentos, no momento de serem pagos aos bancos, terão desconto.

Esse bônus é equivalente à diferença entre o custo de produção (preço de garantia) e o de comercialização (de mercado) - caso este último esteja abaixo do custo de produção.

Se a diferença for de 30% entre um e outro, por exemplo, este será o percentual do desconto na hora de pagar o banco.

São amparadas no programa as culturas de arroz, milho, soja, feijão e mandioca, além da atividade leiteira. O bônus do programa é calculado mensalmente pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que faz uma pesquisa nos lugares em que são vendidos os produtos da agricultura familiar. (Com informações da Agência Brasil)

SIGA-NOS NO Google News