Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/06/2007 13:47

Pronaf: produtor de MS será compensado por preço baixo

Graciliano Rocha - Campo Grande News

Pequenos agricultores de Mato Grosso do Sul receberão compensação, na hora de pagar seus empréstimos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), pelo preço baixo de seus produtos.

A queda de preços na comercialização de produtos como arroz, feijão e milho, que prejudicou agricultores familiares de oito estados, será compensada através do PGAF (Programa Garantia de Preços para a Agricultura Familiar).

A medida beneficia 7,5 mil pequenos produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe e Bahia que têm financiamentos de custeio (crédito para custear a produção, como compra de insumos, de máquinas e salários) no Pronaf.

O PGPAF é uma garantia aos agricultores familiares de que seus financiamentos, no momento de serem pagos aos bancos, terão desconto.

Esse bônus é equivalente à diferença entre o custo de produção (preço de garantia) e o de comercialização (de mercado) - caso este último esteja abaixo do custo de produção.

Se a diferença for de 30% entre um e outro, por exemplo, este será o percentual do desconto na hora de pagar o banco.

São amparadas no programa as culturas de arroz, milho, soja, feijão e mandioca, além da atividade leiteira. O bônus do programa é calculado mensalmente pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que faz uma pesquisa nos lugares em que são vendidos os produtos da agricultura familiar. (Com informações da Agência Brasil)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)