Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Promotor público de Chapadão quer uso do horário correto

Jovemsulnews (Norbertino Francisco e Fernandes dos Santos) - 06 de outubro de 2004 - 16:24

A insistência da população da região em utilizar o horário de Brasília, em especial as pessoas oriundas de outros estados, causa freqüente confusão em cidades como Chapadão do Sul e Cassilândia.

Após receber várias queixas, o promotor público de Chapadão do Sul, Dr. Marcos Vinícius Tieppo Rodrigues, decidiu iniciar um trabalho para conscientizar a população, entidades e empresas, a utilizarem o horário do estado.

O Dr. Marcos avalia que o comércio é o setor que mais influencia a rotina da população. Com esta convicção, promoveu uma reunião na noite desta terça-feira, 05 de outubro, com membros da Associação Comercial Industrial e Agropastoril para iniciar o trabalho.

Lembra o promotor que a Lei Municipal nº 157/93 estabelece o horário de funcionamento do comércio e repartições públicas, com certa flexibilidade, porém, o horário de encerramento do expediente não é obedecido na maioria dos casos. A lei determina, em seu artigo 53, que o horário de funcionamento deve ter início entre 6h e 9h e o encerramento entre 18h e 22 horas. A maioria inicia o expediente dentro do limite de tolerância da lei, mas o encerramento fica fora do estabelecido, às 17 horas, no horário correto.

Segundo o promotor, as escolas e repartições públicas também necessitam de adaptações de horários. Os restaurantes são os que mais resistem ao horário do estado. Alegam que recebem muitas pessoas de outras localidades, principalmente das regiões sul e sudeste, que chegam aos seus estabelecimentos solicitando almoço, por exemplo, às 10 horas, horário local.

Marcos Vinícius lembra que o problema é cultural. Quando o viajante ou morador entra em um novo estado ou região, deve respeitar os seus costumes, tradições e regras próprias.

Na primeira reunião para tratar do assunto, sentiu o promotor uma boa aceitação dos comerciantes em adaptarem-se ao horário do estado e contribuir para o fim dos desencontros por conta da confusão dos relógios.

Informa a secretária de governo, Agnes Marli Maier Scheer Miler, que o Código de Postura Municipal, lei acima, segue legislação federal e estabelece exceção para bares e restaurantes.

SIGA-NOS NO Google News