Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Promotor pede impugnação da pesquisa do Ipems

João Prestes/Midiamax - 18 de setembro de 2008 - 19:52

O promotor eleitoral Fernando Martins Zauta pediu, hoje (17), a impugnação da divulgação de pesquisa do Instituto Ipems em Sidrolândia. A juíza eleitoral da Comarca, Joselita Turini, ainda não havia tomado uma decisão até a edição desta matéria. O promotor aponta uma série de razões para pedir que os resultados da pesquisa não sejam mais divulgados e ainda quer que, sendo atendido, os veículos de comunicação informem o público sobre a decisão.
A pesquisa foi concluída dia 1º de setembro e já divulgada por alguns órgãos de imprensa, bem como por candidatos nos horários políticos. O promotor disse que agiu expontaneamente, ao analisar a documentação e entender que muitos requisitos não foram cumpridos pelo instituto na realização do levantamento de dados.

O Ipems não apresenta justificativas para os critérios adotados ao ouvir determinado número de pessoas em um bairro, e em outro de população equivalente, entrevistar menos pessoas, diz o promotor. Também não diz em que locais, propriamente, foram feitas as entrevistas, nem os horários. O promotor pondera que, se o entrevistado colheu as opiniões na porta de uma fábrica, por exemplo, em espaço curto de tempo, o resultado pode ser viciado.

Outras razões apontadas pelo promotor para pedir a impugnação da pesquisa é porque não foram informados os nomes dos entrevistadores, e o próprio instituto aparece como o agente contratador do serviço. O mais comum é que veículos de comunicação contratem institutos para fazer pesquisas.

“A falta de justificativas impede a dar credibilidade ao levantamento da pesquisa”, observou o promotor.

O diretor do Ipems, Lauredir Sandim, evitou comentar as ponderações do promotor. Disse que não foi notificado e só vai se manifestar em juízo, preferindo não tratar do assunto com a imprensa.

SIGA-NOS NO Google News