Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

18/09/2008 19:52

Promotor pede impugnação da pesquisa do Ipems

João Prestes/Midiamax

O promotor eleitoral Fernando Martins Zauta pediu, hoje (17), a impugnação da divulgação de pesquisa do Instituto Ipems em Sidrolândia. A juíza eleitoral da Comarca, Joselita Turini, ainda não havia tomado uma decisão até a edição desta matéria. O promotor aponta uma série de razões para pedir que os resultados da pesquisa não sejam mais divulgados e ainda quer que, sendo atendido, os veículos de comunicação informem o público sobre a decisão.
A pesquisa foi concluída dia 1º de setembro e já divulgada por alguns órgãos de imprensa, bem como por candidatos nos horários políticos. O promotor disse que agiu expontaneamente, ao analisar a documentação e entender que muitos requisitos não foram cumpridos pelo instituto na realização do levantamento de dados.

O Ipems não apresenta justificativas para os critérios adotados ao ouvir determinado número de pessoas em um bairro, e em outro de população equivalente, entrevistar menos pessoas, diz o promotor. Também não diz em que locais, propriamente, foram feitas as entrevistas, nem os horários. O promotor pondera que, se o entrevistado colheu as opiniões na porta de uma fábrica, por exemplo, em espaço curto de tempo, o resultado pode ser viciado.

Outras razões apontadas pelo promotor para pedir a impugnação da pesquisa é porque não foram informados os nomes dos entrevistadores, e o próprio instituto aparece como o agente contratador do serviço. O mais comum é que veículos de comunicação contratem institutos para fazer pesquisas.

“A falta de justificativas impede a dar credibilidade ao levantamento da pesquisa”, observou o promotor.

O diretor do Ipems, Lauredir Sandim, evitou comentar as ponderações do promotor. Disse que não foi notificado e só vai se manifestar em juízo, preferindo não tratar do assunto com a imprensa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)