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22/12/2004 07:34

Promoção do Sebrae premia moradora de Cassilândia

Contexto Assessoria

Uma moradora de Cassilândia, município a 412 quilômetros de Campo Grande, foi a vencedora estadual do programa de rádio do Sebrae Nacional “A Gente Sabe, A Gente Faz”. A diarista Ana Martins de Jesus, de 45 anos, vai ganhar uma máquina de costura para dar inicio ao seu sonho de ter uma confecção de lingerie. Ela foi sorteada entre 556 concorrentes.

O programa de rádio do Sebrae Nacional, cujo piloto foi realizado no Amazonas em 2001, foi transmitido em Mato Grosso do Sul por 40 emissoras este ano. Cada uma apresentava por 15 minutos diários a história de uma família simples que queria melhorar de vida através do próprio negócio. A receptividade do público foi tão boa que algumas emissoras reprisaram os programas.

Além de levar informação ao público C, D e E, no final dos 24 episódios o Sebrae sorteou uma carta dos ouvintes onde eles contavam os seus sonhos de empreendedor. A pessoa sorteada leva R$ 2 mil em material para começar o seu empreendimento.

Foi o que aconteceu com a diarista Ana Martins de Jesus que resolveu investir no seu sonho e participou da promoção do Sebrae. Ela conta que se inscreveu por telefone e o prêmio vai ajudar a família a melhorar de vida. “Eu tenho vontade, criatividade, coragem de trabalhar, mas não tinha o dinheiro para comprar a máquina”, disse.

Ana mora em Cassilândia com o marido, um pedreiro, e a filha de nove anos. Mesmo com problemas de saúde ela trabalha em casas de família e nas horas vagas faz artesanato. Com a máquina pretende dobrar o faturamento semanal, que hoje é de R$ 20, para poder assim concretizar o sonho da casa própria. “Planejo trabalhar em casa com ajuda da minha filha e quero construir um cômodo só para a confecção”, planeja.



Estratégia de divulgação – A agente do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS) de Cassilândia, Eurinivalda Candeias Miranda, explicou como feito o trabalho de divulgação do programa no município. “Fomos as escolas, aos prédios públicos e a prefeitura. Toda a semana estávamos com o material de divulgação em um lugar diferente. Também fizemos um trabalho boca a boca, convidando a população a ligar e a se inscrever, lembrando sempre que essa era uma grande oportunidade para aqueles que tinham o sonho de melhorar de vida, de ter seu próprio negócio, começarem a vê-lo se realizar. Contamos nesse trabalho com a grande parceria do dono da Rádio Patriarca, João Giroto, que nos ajudou muito, veiculando a todo momento em sua emissora informações sobre o programa”, recordou Eurinivalda.

Segundo Giroto, a primeira ação foi motivar os próprios locutores da emissora para que eles conhecessem mais sobre o programa e se integrassem efetivamente a proposta. “Em 2003 já tínhamos feito um trabalho semelhante e Cassilândia foi a cidade do Estado que teve o maior número de inscritos. Acho que em 2004 alcançamos o mesmo resultado. Isso nos deixa muito satisfeito, e mais ainda porque uma moradora da cidade foi sorteada. Iniciativas como esta do Sebrae tem que ser sempre divulgadas para beneficiar o maior número de pessoas”, comentou.

A gestora de produtos do Sebrae/MS, Edy Ponzini, lembra que o programa de rádio chega as pessoas mais distantes dos grandes centros e por isso o sucesso é sempre garantido. “O rádio é o maior veículo de comunicação”, enfatiza.

O programa é dividido em 24 temas como por exemplo planejamento, oportunidades, cooperação e administração. Durante 15 minutos, de 2ª a 6ª feira, o programa, que foi elaborado como as antigas novelas de rádio, conta a história de uma família de baixa renda que vive em dificuldades financeiras e sonha em melhorar de vida abrindo ou melhorando o próprio negócio.


Mais informações para a imprensa pelo telefone (67) 325-4113

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