Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/06/2007 08:26

ProJovem: inscrições a partir de amanhã com 76 mil vagas

Ana Luiza Zenker /ABr

Brasília - "Em um ano, o jovem tem dois diplomas, o do ensino fundamental e o da qualificação profissional”, diz a coordenadora do ProJovem, Maria José Ceres. O programa, desenvolvido pelo governo federal, tem suas inscrições abertas a partir de amanhã (4). Seu objetivo é dar uma oportunidade para jovens que queiram concluir o ensino fundamental. O programa é destinado a jovens que não tenham vínculo empregatício e tenham entre 18 e 24 anos de idade. Ele oferece cursos profissionalizantes, além de inglês, informática e ações comunitárias.

Para a coordenadora, o programa oferece uma possibilidade de os jovens recuperarem o tempo perdido. “Eu acho que o grande salto do ProJovem é garantir essa oportunidade a esses jovens que em um determinado momento da vida foram excluídos da escola que eles têm direito”, afirma.

Os cursos profissionalizantes que serão oferecidos são escolhidos pelo município. Dentre as 23 áreas que o ProJovem tem, o município escolhe quatro, de acordo com a realidade local e seu mercado de trabalho. Desses quatro, o jovem vai desenvolver um durante os 12 meses do curso. Em cada área, ou arco ocupacional, como é chamado no programa, são trabalhadas quatro ocupações.

Apesar de o jovem poder escolher que área profissional vai querer desenvolver, o ProJovem não pode garantir que a sua escolha individual vai ser de fato o curso no qual ele vai ser matriculado. Maria José Ceres explica que isso depende não só das condições da estrutura do município, mas também do jovem. Ela diz que 99% dos inscritos não podem ter aulas nos dois turnos, mas somente no diurno, pois, mesmo não tendo vínculo empregatício, eles têm alguma ocupação, para ajudarem no sustento da família ou por já terem a sua própria família.

Maria José explica, também, que muitas vezes o número de inscritos não é igual ao número de matriculados. Isso tem vários motivos. Algumas vezes o jovem não pode participar do curso, mudam de cidade entre a inscrição e a matrícula, quando não o motivo é mesmo o falecimento do jovem. “Você poderia numerar uma série de razões, porque esse público é de fato vulnerável, é um público de jovens que foram excluídos e que já têm vários problemas na vida, então não é fácil que eles venham para o programa”, diz.

Este ano devem ser oferecidas 76 mil vagas. As inscrições podem ser feitas de 5 de junho a 27 de julho, nas capitais brasileiras, exceto Salvador e São Paulo. Em agosto, os municípios devem entrar em contato com os inscritos para efetivar a matrícula. As aulas começam em setembro. Para fazer sua inscrição, o jovem deve ligar para o número 0800 722 7777. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo. O jovem deve informar seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço e telefone para contato. Mais informações no endereço eletrônico www.projovem.gov.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)