Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projetos selecionados vão tratar asma, malária e câncer

Irene Lôbo/ABr - 20 de agosto de 2005 - 09:54

Os ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia vão financiar oito projetos de pesquisa, até 2008, para a produção de medicamentos a partir de matérias-primas encontradas na biodiversidade brasileira. Entre os selecionados estão projetos de desenvolvimento de fármacos para o tratamento da asma, malária, depressão, diabetes, Mal de Alzheimer e doenças relacionadas a alterações da concentração de gorduras no sangue.

Um dos projetos estudará a aplicação da nanotecnologia a fármacos. A nanotecnologia trabalha com produtos em escala nano (1 nanômetro é o mesmo que 1 bilionésimo de metro). A ciência pode ser aplicada para aumentar a eficiência dos remédios e o projeto selecionado nessa área, da Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhará o desenvolvimento medicamentos para o tratamento do câncer.

Os projetos foram escolhidos pelo governo pela chamada pública Seleção de Projetos Cooperativos entre Empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas para o Desenvolvimento de Bioprodutos de Uso Terapêutico. Uma das exigências do edital é que as instituições tecnológicas se unissem a empresas no desenvolvimentos dos projetos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a longo prazo o objetivo do financiamento dos estudos será reduzir a dependência do Brasil em relação à importação de medicamentos e estimular o desenvolvimento de fármacos a partir de substâncias encontradas na biodiversidade brasileira.

SIGA-NOS NO Google News