Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/07/2012 07:59

Projeto torna obrigatório teste ortopédico para alunos do ensino fundamental

Agência Câmara de Notícias

A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei 3968/12, do deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), que torna obrigatória a realização do Teste de Avaliação Ortopédica da Coluna, também chamado Teste do Minuto, nos alunos da rede pública e privada de ensino.

A avaliação é realizada por meio da observação de movimentos da pessoa e pode identificar problemas de má postura.

Conforme o caso, o projeto prevê uma série de ações de tratamento. Seja por meio de orientação ou exercícios que serão prescritos ou, em casos mais graves, do encaminhamento do aluno para tratamento especializado. Se for necessário o uso de medicamentos, eles deverão ser fornecidos gratuitamente.

Segundo a proposta, os testes serão realizados no início e no fim de cada ano letivo até o último ano do ensino fundamental.

O programa será coordenado pelo Ministério da Saúde e financiado com recursos do Orçamento da União, diz o texto. A lei deverá ser regulamentada em 120 dias, por meio de decreto presidencial.

O deputado cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontando que 85% das pessoas têm, tiveram ou vão ter um dia dores nas costas provocadas por problemas de coluna. “Adolescentes, com faixa etária de 11 a 16 anos, são os mais prejudicados, pois geralmente ficam muito tempo à frente de computadores ou em salas de aulas e não têm atenção na forma de sentar”, diz.

“O Teste do Minuto pode detectar problemas de má postura e, desta forma, evitar futuros danos à saúde. A má postura pode comprimir órgãos dificultando a respiração, o funcionamento digestivo e a circulação sanguínea, além de causar dores e ocasionar baixa qualidade de vida”, acrescenta Tebaldi.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)