Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/01/2009 06:10

Projeto suspende cirurgias para mudança de sexo no SUS

Agência Câmara

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Decreto Legislativo 1050/08, do deputado Miguel Martini (PHS-MG), que suspende a aplicação da Portaria 1.707/08, do Ministério da Saúde, que instituiu, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), as cirurgias para mudanças de sexo - processo transexualizador.

Na opinião do parlamentar, o Poder Executivo extrapolou suas prerrogativas ao regulamentar por meio de portaria a realização de um procedimento que fere o Código Penal por resultar em lesão corporal do paciente.

"Considerando que a cirurgia relacionada ao 'processo transexualizador' envolve perda drástica da função biológica reprodutiva e alteração da integridade corporal, a decisão fere o código no artigo que estabelece a pena de detenção, de três meses a um ano a quem ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem", argumenta Martini. Ele cita ainda o artigo 129 do código, segundo o qual a pena é de reclusão, de dois a oito anos se a lesão corporal resulta, entre outras situações, de perda ou inutilização de membro, sentido ou função.

A portaria está amparada por resolução do Conselho Federal de Medicina que prevê a cirurgia de mudança de sexo entre os procedimentos eticamente aceitáveis. Martini rejeita essa tese. "Resoluções de entidades profissionais não têm poder para ultrapassar os limites da regulamentação ética e do exercício profissional a fim de sobrepor-se a determinações legais", afirma o parlamentar.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)