Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/05/2013 22:18

Projeto suspende ações contra candidaturas 30 dias antes do pleito

Agência Câmara Notícias

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 216/12, do deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), que suspende a tramitação de processos sobre impugnação de registro de candidatura 30 dias antes da eleição e impede os partidos de substituir candidatos nesse período.

Pelo texto, se o candidato que pode ter a candidatura cassada for para o segundo turno, o processo também só poderá ser julgado após a eleição.

Substituição de candidatos
O texto altera a Lei de Inelegibilidades (LC 64/90), que prevê a contagem de prazo contínuo para processos de impugnação de candidatura e permite que partidos substituam candidatos considerados inelegíveis. Isso ocorreu, por exemplo, nas eleições para governador do Distrito Federal em 2010. À época, o candidato Joaquim Roriz (PSC) foi considerado inelegível e substituído pela mulher, Weslian Roriz (PSC), nas urnas.

Prazo legal
Para Givaldo Carimbão, a suspensão dos processos de impugnação antes da eleição vai permitir que os eleitores conheçam os candidatos em que estejam votando.

Atualmente, os votos de candidatos que podem ter a candidatura cassada pela Justiça não são contabilizados até o final do julgamento do último recurso. “É inadmissível que os eleitores desconheçam o candidato em quem estão votando e os seus respectivos projetos, porque o processo de impugnação não foi julgado no prazo legal”, justificou.

Tramitação
O projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive no mérito. Depois segue para votação do Plenário, onde precisa dos votos maioria dos deputados (257 votos).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)