Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/12/2004 14:02

Projeto sobre profissões da informática é criticado

Agência Câmara

Os participantes da audiência pública promovida nesta manhã pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática questionaram a defasagem contida no Projeto de Lei 815/95, que regulamenta o exercício das profissões de analista de sistemas e correlatas e cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Informática.
A principal crítica é que o próprio conceito de analista de sistemas, previsto no projeto, não corresponde à realidade atual e que o mercado está muito mais amplo do que prevê a proposta. Os participantes concordam que o setor de informática é muito dinâmico e que, por isso, profissões são criadas e excluídas com muita rapidez.

Mudanças nas profissões
Segundo o representante da Secretaria de Política de Informática e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Miguel Teixeira, as profissões que surgiram na década de 60, como digitador e programador, são funções que não existem mais, mesmo a de analista de sistemas na forma em que foi concebida. Ao mesmo tempo, causa preocupação, segundo ele, o fato de o projeto excluir algumas categorias do setor de informática, como engenheiros de software, engenheiros de rede, entre outros ramos da engenharia ligados à informática.
Para Miguel Teixeira, isso precisa ser discutido e incluído no projeto.
O coordenador do curso de ciência da computação do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Paulo Rogério Foina, reforça o entendimento do representante do MCT. "Se tivéssemos feito essa regulamentação na década de 80, hoje teríamos regulamentada a profissão de perfurador de papel, que nem existe mais", exemplificou.

Reportagem - Adriana Romeo /CL

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)