Cassilândia, Domingo, 28 de Maio de 2017

Últimas Notícias

02/12/2004 14:02

Projeto sobre profissões da informática é criticado

Agência Câmara

Os participantes da audiência pública promovida nesta manhã pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática questionaram a defasagem contida no Projeto de Lei 815/95, que regulamenta o exercício das profissões de analista de sistemas e correlatas e cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Informática.
A principal crítica é que o próprio conceito de analista de sistemas, previsto no projeto, não corresponde à realidade atual e que o mercado está muito mais amplo do que prevê a proposta. Os participantes concordam que o setor de informática é muito dinâmico e que, por isso, profissões são criadas e excluídas com muita rapidez.

Mudanças nas profissões
Segundo o representante da Secretaria de Política de Informática e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Miguel Teixeira, as profissões que surgiram na década de 60, como digitador e programador, são funções que não existem mais, mesmo a de analista de sistemas na forma em que foi concebida. Ao mesmo tempo, causa preocupação, segundo ele, o fato de o projeto excluir algumas categorias do setor de informática, como engenheiros de software, engenheiros de rede, entre outros ramos da engenharia ligados à informática.
Para Miguel Teixeira, isso precisa ser discutido e incluído no projeto.
O coordenador do curso de ciência da computação do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Paulo Rogério Foina, reforça o entendimento do representante do MCT. "Se tivéssemos feito essa regulamentação na década de 80, hoje teríamos regulamentada a profissão de perfurador de papel, que nem existe mais", exemplificou.

Reportagem - Adriana Romeo /CL

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
10:01
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)