Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/01/2009 14:00

Projeto Rondon deverá crescer 40% em 2010

Stênio Ribeiro, ABr

Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (25) que o Projeto Rondon será ampliado em pelo menos 40% em 2010, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A idéia, de acordo com Jobim, é integrar tanto quanto possível as ações dos sete ministério envolvidos no programa, de modo a criar condições de levar maior quantidade de estudantes voluntários aos municípios mais carentes.

A informação foi dada durante cerimônia de abertura da Operação Centro-Norte do Projeto Rondon, que terá a participação de 896 universitários, de diferentes regiões, em 56 municípios de Goiás, Amazonas, Pará e Roraima. A solenidade, no Setor Militar Urbano, contou com quase 400 “rondonistas” que vão atuar em 24 municípios de Goiás até o dia 7 de fevereiro. Os demais estudantes do projeto já seguiram para os outros estados.

Os “rondonistas” atuarão em projetos vinculados a cidadania, bem-estar, desenvolvimento sustentável e gestão pública. O objetivo é fazer com que eles atuem nos municípios mais remotos do país para trocar experiências e formar multiplicadores das ações a fim de mudar a realidade local. Integração é a palavra-chave do programa, de acordo com Jobim, e por isso os estudantes são deslocados para regiões distantes do local de origem.

Ao mesmo tempo ocorre também a Operação Verão 2009, com participação de 80 rondonistas em sete municípios de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Eles têm a missão de acompanhar a continuidade de ações implantadas há dois anos, especialmente nos campos de assistência à saúde e de educação.

O ministro disse que 11 mil universitários de todo o país se apresentaram como voluntários para participar do atual Projeto Rondon e as universidades selecionaram 5 mil, dos quais só 976 foram efetivados. “Demanda existe. Basta ver o ânimo dos participantes, aqui”, afirmou.

Jobim destacou a importância da integração de universitários de diferentes regiões na mistura de sotaques, perspectivas e solidariedade, de forma prazerosa. “Nada é feito sem humor. É isso que nos faz realizar coisas que nos dão prazer, e o bom humor é requisito básico para as ações de auto-estima das populações que vocês vão atender”, acrescentou.

Criado em 1967, o Projeto Rondon desenvolveu trabalhos sociais nas regiões mais carentes do país até 1989, quando foi suspenso, e criou uma lacuna no atendimento às populações mais desassistidas até 2003, quando foi reativado por sugestão da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A coordenação do projeto, principalmente na parte logística, é feita pelo Ministério da Defesa, com apoio das Forças Armadas, e conta com parceria de mais seis ministérios, além da participação das prefeituras e patrocínio da Petrobras, Caixa Seguros, mineradora Vale e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)