Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/01/2009 14:00

Projeto Rondon deverá crescer 40% em 2010

Stênio Ribeiro, ABr

Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (25) que o Projeto Rondon será ampliado em pelo menos 40% em 2010, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A idéia, de acordo com Jobim, é integrar tanto quanto possível as ações dos sete ministério envolvidos no programa, de modo a criar condições de levar maior quantidade de estudantes voluntários aos municípios mais carentes.

A informação foi dada durante cerimônia de abertura da Operação Centro-Norte do Projeto Rondon, que terá a participação de 896 universitários, de diferentes regiões, em 56 municípios de Goiás, Amazonas, Pará e Roraima. A solenidade, no Setor Militar Urbano, contou com quase 400 “rondonistas” que vão atuar em 24 municípios de Goiás até o dia 7 de fevereiro. Os demais estudantes do projeto já seguiram para os outros estados.

Os “rondonistas” atuarão em projetos vinculados a cidadania, bem-estar, desenvolvimento sustentável e gestão pública. O objetivo é fazer com que eles atuem nos municípios mais remotos do país para trocar experiências e formar multiplicadores das ações a fim de mudar a realidade local. Integração é a palavra-chave do programa, de acordo com Jobim, e por isso os estudantes são deslocados para regiões distantes do local de origem.

Ao mesmo tempo ocorre também a Operação Verão 2009, com participação de 80 rondonistas em sete municípios de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Eles têm a missão de acompanhar a continuidade de ações implantadas há dois anos, especialmente nos campos de assistência à saúde e de educação.

O ministro disse que 11 mil universitários de todo o país se apresentaram como voluntários para participar do atual Projeto Rondon e as universidades selecionaram 5 mil, dos quais só 976 foram efetivados. “Demanda existe. Basta ver o ânimo dos participantes, aqui”, afirmou.

Jobim destacou a importância da integração de universitários de diferentes regiões na mistura de sotaques, perspectivas e solidariedade, de forma prazerosa. “Nada é feito sem humor. É isso que nos faz realizar coisas que nos dão prazer, e o bom humor é requisito básico para as ações de auto-estima das populações que vocês vão atender”, acrescentou.

Criado em 1967, o Projeto Rondon desenvolveu trabalhos sociais nas regiões mais carentes do país até 1989, quando foi suspenso, e criou uma lacuna no atendimento às populações mais desassistidas até 2003, quando foi reativado por sugestão da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A coordenação do projeto, principalmente na parte logística, é feita pelo Ministério da Defesa, com apoio das Forças Armadas, e conta com parceria de mais seis ministérios, além da participação das prefeituras e patrocínio da Petrobras, Caixa Seguros, mineradora Vale e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)