Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/07/2007 21:05

Projeto Rondon comemora 40 anos hoje

Erich Decat /ABr

Brasília - Proporcionar a troca de conhecimento entre o jovem universitário com pessoas de comunidades carentes espalhadas pelo território brasileiro, estimular a consciência cidadã e o desenvolvimento local sustentável são alguns dos objetivos do Projeto Rondon, que completa 40 anos hoje (11).

“Hoje o projeto é bem menos ambicioso daquele das décadas de 60 e 70, mas continua cumprindo o mesmo papel de despertar e consolidar a consciência cidadã do nosso universitário, assim como de proporciona-lhes o conhecimento da realidade brasileira”, avalia o coordenador-geral do programa, o general-de-brigada Celso Krause Schramm.

Criado em 1967 pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o programa foi interrompido por uma ação do governo entre 1989 a 2004.

Depois de retomado, continuou a despertar o interesse de estudantes e Instituições de Ensino Superior que atuam de forma integrada com as comunidades carentes de mais de 4 mil municípios.


Para a estudante do último ano de pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Kelly Cristina Caetano, a oportunidade de ter conhecido, por meio do programa, a pequena cidade de São Francisco do Brejão, no Maranhão, serviu também para colocar em prática as atividades desenvolvidas em sala de aula.

“Nos 18 dias que passei na comunidade pude realizar atividades nas escolas municipais com as crianças e com os professores. Eles foram muito amistosos conosco. Foi uma verdadeira troca de aprendizagem”, lembra a estudante, que participou do projeto no início do ano.

Junto com ela, outros cinco alunos da UFU fizeram parte da equipe que contou com seis universitários do estado do Amapá. De acordo com o general Schramm, o envolvimento de estudantes de diferentes regiões em uma mesma atividades também faz parte do intercâmbio multicultural do Projeto Rondon.

A próxima ação começou no dia 6 de julho e vai até o dia 30. Foi batizada de Operação Centenário da Comissão Rondon, em homenagem aos 100 anos do início dos trabalhos da "Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas", liderada por Rondon, que á época ainda era major. A ação será desenvolvida em 58 municípios, divididos entre os estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais e Sergipe.

O Projeto Rondon é realizado duas vezes por ano, durante o período de recesso das universidades. A gestão é realizada por um comitê composto por oito ministérios: Defesa, Educação, Saúde, Desenvolvendo Social e Combate a Fome, Esporte, Meio Ambiente, Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Geral da Presidência da Republica. Também participa da elaboração dos projetos a União Nacional dos Estudantes (UNE).


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)