Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto Rondon comemora 40 anos hoje

Erich Decat /ABr - 11 de julho de 2007 - 21:05

Brasília - Proporcionar a troca de conhecimento entre o jovem universitário com pessoas de comunidades carentes espalhadas pelo território brasileiro, estimular a consciência cidadã e o desenvolvimento local sustentável são alguns dos objetivos do Projeto Rondon, que completa 40 anos hoje (11).

“Hoje o projeto é bem menos ambicioso daquele das décadas de 60 e 70, mas continua cumprindo o mesmo papel de despertar e consolidar a consciência cidadã do nosso universitário, assim como de proporciona-lhes o conhecimento da realidade brasileira”, avalia o coordenador-geral do programa, o general-de-brigada Celso Krause Schramm.

Criado em 1967 pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o programa foi interrompido por uma ação do governo entre 1989 a 2004.

Depois de retomado, continuou a despertar o interesse de estudantes e Instituições de Ensino Superior que atuam de forma integrada com as comunidades carentes de mais de 4 mil municípios.


Para a estudante do último ano de pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Kelly Cristina Caetano, a oportunidade de ter conhecido, por meio do programa, a pequena cidade de São Francisco do Brejão, no Maranhão, serviu também para colocar em prática as atividades desenvolvidas em sala de aula.

“Nos 18 dias que passei na comunidade pude realizar atividades nas escolas municipais com as crianças e com os professores. Eles foram muito amistosos conosco. Foi uma verdadeira troca de aprendizagem”, lembra a estudante, que participou do projeto no início do ano.

Junto com ela, outros cinco alunos da UFU fizeram parte da equipe que contou com seis universitários do estado do Amapá. De acordo com o general Schramm, o envolvimento de estudantes de diferentes regiões em uma mesma atividades também faz parte do intercâmbio multicultural do Projeto Rondon.

A próxima ação começou no dia 6 de julho e vai até o dia 30. Foi batizada de Operação Centenário da Comissão Rondon, em homenagem aos 100 anos do início dos trabalhos da "Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas", liderada por Rondon, que á época ainda era major. A ação será desenvolvida em 58 municípios, divididos entre os estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais e Sergipe.

O Projeto Rondon é realizado duas vezes por ano, durante o período de recesso das universidades. A gestão é realizada por um comitê composto por oito ministérios: Defesa, Educação, Saúde, Desenvolvendo Social e Combate a Fome, Esporte, Meio Ambiente, Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Geral da Presidência da Republica. Também participa da elaboração dos projetos a União Nacional dos Estudantes (UNE).


SIGA-NOS NO Google News