Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/03/2004 15:00

Projeto reduz jornada de aprendiz

Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2898/04, que reduz a jornada de trabalho dos aprendizes de seis para quatro horas diárias. A autora da proposição, deputada Ann Pontes (PMDB-PA), afirma que a inserção de menores no mercado de trabalho "não pode submeter os aprendizes a jornadas incompatíveis com a freqüência escolar."

Legislação permite
A Constituição proíbe o trabalho de menores de 16 anos, mas permite que, a partir de 14 anos, sejam aprendizes de algum ofício. Já a Lei 10097/00 exige que o aprendiz freqüente a escola se não houver concluído o ensino fundamental (de 1ª a 8ª séries), e fixa a jornada de trabalho em seis horas diárias.

Jornada mais longa
O projeto de Ann Pontes permite que a jornada seja ampliada para até oito horas diárias apenas para o aprendiz que já tiver completado o ensino médio (antigo 2º grau) e sob a condição de que nessa carga horária sejam computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.

Tramitação
A matéria aguarda designação de relator na Comissão de Educação e Cultura. Em seguida, será apreciada pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Redação.
O projeto tramita em regime conclusivo, ou seja, se for aprovado pelas comissões seguirá diretamente para o Senado. A matéria só será votada pelos deputados em Plenário se houver recurso nesse sentido de, pelo menos, 51 parlamentares, ou se o texto receber pareceres divergentes (um contra e outro a favor) das comissões.

Reportagem - Natalia Doederlein

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)