Cassilândia, Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Últimas Notícias

03/04/2019 09:20

Projeto quer ampliação de rotas aéreas dentro de MS

Correio do Estado

 

Mato Grosso do Sul pode ganhar um programa estadual de incentivo à aviação regional, caso projeto de lei apresentado nesta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa, seja aprovado.

O programa, que deverá ser denominado 'Voe MS', será “um instrumento de execução de política de desenvolvimento”, segundo o texto, elaborado em conjunto entre os deputados João Henrique (PR) e Capitão Contar (PSL).

Ainda de acordo com o projeto, o objetivo é "democratizar o transporte aéreo de pessoas e de cargas em Mato Grosso do Sul e ampliar a malha aérea estadual."

A proposta determina que o Programa seja vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagro) e beneficiará as empresas de transporte aéreo em operações com rotas de destino, origem ou conexão no Estado, com incentivos de redução entre 20% a 72% do valor da operação sobre a base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que incidem nas operações internas de aquisição de querosene de aviação.

A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação antes de ser votada em plenário.

PROPOSTA

O projeto de lei chega no momento em que o Estado vive a expectativa por parte do Governo Federal e da Infraero de ver alguns dos aeroportos locais serem privatizados.

o Ministério da Infraestrutura informou que os terminais de Mato Grosso do Sul, mais especificamente em Campo Grande, Corumbá e Ponta Porá, deverão ser os últimos a passarem para a iniciativa privada.

Ao Correio do Estado, a Pasta, sob responsabilidade do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, informou que os terminais de Mato Grosso do Sul, junto com o de São Paulo (Congonhas), devem ter o leilão realizado até 2022.

De acordo com o ministério, somente em março, com a conclusão do leil
ao dos três blocos iniciais de aeroportos, o Governo Federal vai anunciar a próxima rodada de concessão aeroportuária.

Com isso, serão iniciados os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos três novos blocos de concessão. Concluídas as licitações, o ministério anunciará a sétima e última rodada de aeroportos.

OS PLANOS

A privatização dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã faziam partes dos planos da equipe de Bolsonaro desde sua eleição. Os três aeroportos do Estado formam o bloco São Paulo-Mato Grosso do Sul. Os investimentos de até R$ 9 bilhões aproximadamente.

Segundo o ministério, o plano prevê até três rodadas para transferir 44 terminais à iniciativa privada. Os aeroportos devem ser divididos em seis blocos regionais

Os blocos da segunda rodada são considerados os mais cobiçados pelo mercado. Além do bloco São Paulo - Mato Groso do Sul, composto de quatro aeroportos, também estão o Rio-Minas, com os terminais Santos Dumont, Pampulha, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros e o bloco Cluster Norte II, com os terminais de Belém, Altamira, Marabá, Carajás, Santarém e Macapá.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 28 de Maio de 2020
Quarta, 27 de Maio de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)