Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/04/2006 07:30

Projeto propõe obrigatoriedade de Moral e Civismo

Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6570/06, do deputado Pastor Frankembergen (PTB-RR), que torna novamente obrigatória a disciplina Educação para a Moral e o Civismo. A matéria fez parte do currículo escolar de 1969 a 1993 por determinação do Decreto-Lei 869/69, revogado pela Lei 8663/93, que a tornou facultativa.
O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96), que estabelece os critérios mínimos a serem adotados por todas as instituições educacionais do País. Pela LDB, o currículo das escolas deve abranger, obrigatoriamente, "o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil". Pastor Frankembergen sugere acrescentar ao artigo a determinação "o estudo da educação para a moral e o civismo".

Valores
De acordo com o projeto, o estudo da disciplina proposta deve voltar-se ao resgate e à consolidação dos valores morais, patrióticos e sociais. "Deve ser observada a prática educativa da moral, do civismo e da consciência política nos estabelecimentos de ensino", defende o deputado. Tal procedimento será realizado, acrescenta ele, por meio de todas as atividades escolares, "inclusive quanto ao desenvolvimento de hábitos democráticos, movimentos de juventude, estudos de problemas brasileiros, atos cívicos, promoções extra-classe e orientação aos pais".

Sem ideologias
O deputado sugere também adicionar à LDB a garantia da "difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática, por meio da preservação da ética, da dignidade da pessoa humana e do amor à liberdade com responsabilidade, sob a inspiração de Deus, além do aprimoramento do caráter, no respeito às autoridades, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade".
Segundo Frankembergen, a proposta pretende dar ênfase ao civismo e ao patriotismo, sem ideologias. "Queremos apenas fixar uma diretriz geral, básica, um fundamento filosófico que julgamos ser importante. Deus foi citado de uma maneira ecumênica, geral, e também não procuramos tendências para religião", justifica.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem - Maria Neves
Edição - Sandra Crespo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)