Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/01/2007 19:00

Projeto propõe fim da reeleição no Executivo

Agência Câmara/ Maria Neves e Noéli Nobre

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 586/06, do deputado Francisco Rodrigues (PFL-RR), acaba com a reeleição para os cargos executivos nos três níveis da Federação - presidente da República, governadores e prefeitos. A medida também estende o fim da reeleição às pessoas que sucederem ou substituírem os titulares nos seis meses que antecedem o pleito.

Na opinião de Francisco Rodrigues, a reeleição para cargos executivos (instituída pela Emenda Constitucional 16/97) não contribuiu para o aperfeiçoamento das instituições democráticas. "A experiência política demonstra o uso indiscriminado da máquina pública em favor dos candidatos à reeleição, com graves prejuízos à lisura do processo eleitoral", sustenta.

Um dos principais inconvenientes da reeleição, de acordo com o autor da proposta, é o fato de o titular de mandato executivo poder concorrer para o período subseqüente sem afastar-se do cargo. "Isso prejudica o equilíbrio de oportunidades entre candidatos, que se ampara no interesse público e no princípio constitucional da isonomia", afirma. É difícil, diz Rodrigues, distinguir quando o candidato com mandato atua como governante e quando se apresenta como candidato.

Tramitação
A PEC 586/06 tramita apensada à PEC 119/99, do ex-deputado Dr. Evilásio, que proíbe a reeleição para cargos do Executivo e reduz o mandato de senador de oito para quatro anos. Os textos estão em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso tenham a admissibilidade aprovada, serão avaliados por uma comissão especial.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)