Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

Últimas Notícias

15/07/2004 15:23

Projeto proíbe aterro sanitário próximo de casas

Agência Câmara

A Câmara está examinando o Projeto de Lei 3576/04, do deputado Carlos Nader (PFL-RJ), que proíbe a implantação de aterro sanitário em áreas próximas de residências, cursos hídricos e mananciais. Pela proposta, a distância entre o aterro a ser construído e as áreas de preservação deverá ser fixada por estudos técnicos, precedida por Relatório de Impacto Ambiental, fornecido pelo órgão competente, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou da Fundação Estadual de Meio Ambiente.
Na visão do autor, um dos maiores problemas urbanos atuais é conseguir um local adequado para os resíduos sólidos. De acordo com Carlos Nader, o problema agrava-se em virtude do crescimento da população e do incremento da produção de lixo per capita.

Gerenciamento integrado
Segundo o deputado, o gerenciamento integrado de resíduos sólidos significa uma redução da quantidade gerada, a reutilização ou reciclagem e a disposição dos resíduos finais em locais apropriados.
Hoje, de acordo com o parlamentar, o lixo não constitui apenas um problema técnico de recolhimento, mas um problema socioambiental. "Conforme a maneira como o lixo é depositado, pode constituir-se em grande ameaça à saúde da população e degradar o meio ambiente", observa.
Carlos Nader lembra que como não existe coleta seletiva do lixo na maioria dos municípios brasileiros, os aterros sanitários - que não estão corretamente implantados e instalados em locais impróprios -, recebem produtos tóxicos, que emitem substâncias nocivas, como o chorume, que polui o solo em sua volta, o lençol freático, os rios e os córregos, além de emitir gases, que causam o efeito estufa.

Trâmite
A proposta está apensada ao PL 203/91, que fixa regras para o condicionamento, a coleta, o tratamento, o transporte e a destinação final dos resíduos hospitalares. O projeto será apreciado por uma comissão especial que avalia outros 68 projetos sobre o assunto, antes de ser enviado para o Plenário.



Da Redação/ RCA

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Julho de 2018
09:00
Santo do dia
Quinta, 19 de Julho de 2018
19:07
Cassilândia
16:09
Cassilândia
14:00
Artigo
09:00
Santo do dia
Quarta, 18 de Julho de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)