Cassilândia, Terça-feira, 02 de Março de 2021

Últimas Notícias

07/04/2017 17:00

Projeto prevê inclusão pauta do Plenário de proposta priorizada pela sociedade

Agência Câmara

 

Um projeto de resolução (PRC 217/17) em análise na Câmara dos Deputados busca garantir a transparência e a ampla participação da sociedade no processo legislativo. Essa garantia se dará, por exemplo, na inclusão na pauta do Plenário e na das comissões de pelo menos uma proposição priorizada pela sociedade, indicada nos meios de participação digital da Câmara.

Apresentado pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), o PRC 217/17 inclui no Regimento Interno da Casa diversos dispositivos que mencionam expressamente a garantia de participação e de transparência.

Um desses dispositivos é inserido entre as atribuições do presidente da Casa. Ao proceder à distribuição de matéria às comissões permanentes ou especiais, ele terá de orientar quanto à necessidade de promoção da ampla transparência e da participação social. Na mesma linha, ao reunir periodicamente os líderes partidários para avaliação dos trabalhos legislativos, o presidente deverá proceder à análise dos dados da participação social.

Participação nas comissões
A garantia perpassará ainda outros pontos do Regimento Interno. Na parte referente às comissões, o projeto de resolução determina que os colegiados deverão sempre primar pela garantia da ampla participação social em seu funcionamento. Já os presidentes das comissões deverão conceder a palavra não só aos parlamentares, mas também aos cidadãos previamente convidados a se manifestar, como já ocorre atualmente nas audiências públicas.

Além disso, a ata das reuniões deverá conter capítulo específico sobre os dados da interação com a sociedade e será disponibilizada no portal da Câmara na internet. Também as proposições, como projetos e emendas, e os pareceres apresentados à Câmara deverão ser inseridos no sistema digital da Casa em formato de dados abertos, de modo a permitir a leitura por máquinas.

Com a proposta, Eduardo Barbosa pretende suprimir a “lacuna” decorrente dos avanços tecnológicos de comunicação da última década. “Eles permitem a qualquer cidadão participar diretamente do processo legislativo e do aperfeiçoamento de nossa jovem e frágil democracia”, afirma o parlamentar.

Barbosa lembra ainda que o Regimento Interno já dedica um título inteiro à participação da sociedade civil, mas com restrições que na visão do parlamentar limitam tal interação. No caso das audiências públicas, por exemplo, o deputado aponta que elas são na maior parte das vezes realizadas em Brasília, o que restringe a participação popular aos moradores do Distrito Federal ou às instituições que dispõem de recursos para financiar a vinda dos interessados a Brasília.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pela Mesa Diretora, antes de ser votado pelo Plenário.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PRC-217/2017

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 02 de Março de 2021
Segunda, 01 de Março de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)