Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto pretende reduzir mortes por infartos em até 20%

Agência do Rádio - 22 de abril de 2012 - 09:58

Um projeto desenvolvido pelo HCor, Hospital do Coração de São Paulo em parceria com o Ministério da Saúde pode reduzir em até 20 por cento os casos de morte por infarto. A ideia é ajustar o atendimento prestado nas emergências dos hospitais, levando em consideração que a maioria das mortes por infarto ocorre nas primeiras horas do problema.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que a garantia do sucesso na recuperação desses casos está ligada à rapidez do atendimento e aliada ao uso dos medicamentos recomendados. Segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilha, \"ela se associa a última decisão do Ministério da Saúde, no final de 2011, de introduzirmos no Sistema Único de Saúde os medicamentos mais modernos para o tratamento do infarto que são os novos trombolíticos. Com medicamentos adequados, intervenções e ações adequadas pelo cuidado que é feito pelos profissionais de saúde e ações que chamem a atenção do cuidado prioritário para aquele paciente que tem maior risco, ou seja, com risco classificado, pode reduzir a mortalidade de fato no País\".

O diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do HCor, Otávio Berwanger, explica que uma equipe de enfermeiros treinados atuou nos hospitais apontando todos os casos de possíveis infartos. \"Todo paciente que chegava à emergência. Se esse paciente tivesse uma queixa minimamente compatível com infarto, dor no peito, falta de ar e náusea. Nós treinamos essas pessoas. É pra ela identificar o prontuário com um lembrete amarelo, que dizia: atenção! Paciente com dor torácica, priorizar atendimento.\"

Além de servirem como base para ações que serão implementadas no SUS, os resultados obtidos obtiveram reconhecimento internacional e foram publicados na revista científica da Associação Americana de Medicina, uma das importantes do mundo.

SIGA-NOS NO Google News