Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/04/2005 07:41

Projeto permite que sócio assuma débito tributário

Agência Câmara

Projeto de Lei Complementar 237/05, do deputado Almir Moura (sem partido-RJ), permite que os débitos tributários federais, estaduais e municipais das micros e pequenas empresas, sujeitos ou não a recursos administrativos ou judiciais, sejam assumidos por um ou mais sócios.
Segundo o projeto, o sócio interessado deverá requerer os débitos ao credor (União, estado ou município), apresentando oferta de garantia real ou pessoal. A aceitação do pedido dependerá da concordância com a garantia oferecida. Consumada a transferência dos débitos para o nome do sócio, fica excluída qualquer responsabilidade da micro ou pequena empresa em relação ao pagamento dos débitos.

Burocracia
O objetivo do projeto é permitir aos donos de empresas de pequeno porte promover a baixa do registro nos cadastros fiscais, nas hipóteses em que existem dívidas tributárias.
Segundo o deputado, o excesso de burocracia entrava o ímpeto empreendedor do empresário. Ele cita que a baixa da inscrição da empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) exige a satisfação de diversos requisitos, como a entrega de declarações e a inexistência de débitos nos sistemas da Secretaria da Receita Federal. Exige-se também a inexistência de ação judicial ou de débitos encaminhados à Procuradoria da Fazenda Nacional.

Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, foi encaminhado às comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois de ser analisada pelas comissões, a proposta será votada pelo Plenário.



Reportagem - Wilson Silveira
Edição - Janary Júnior


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)