Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/06/2006 08:19

Projeto permite fazer exame de direção antes dos 18 anos

Agência Câmara

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6699/06, do deputado Edison Andrino (PMDB-SC), que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97) para permitir que os jovens possam fazer o exame de habilitação para dirigir 2 meses antes de completar 18 anos.
O autor da proposta enfatiza que a iniciativa não tem a intenção de franquear a condução de veículos a menores de 18 anos. Segundo Andrino, a alteração proposta determina que a permissão para dirigir somente será concedida ao candidato aprovado que já tenha 18 anos completos.
Ele julga que a realização antecipada dos exames, além de não implicar qualquer prejuízo à segurança de trânsito ou ao trabalho dos Detrans, possibilitará àqueles que cumpram as exigências legais gozar do direito de conduzir veículo desde o dia em que completarem 18 anos.
Para o parlamentar, a lei em vigor acrescenta um tempo desnecessário, o da prestação dos exames, a já longa espera dos jovens pela oportunidade de dirigir.

Imputabilidade
O texto do projeto não fala expressamente em 18 anos, mas, sim, da condição de imputabilidade penal (na qual o indivíduo que completa 18 anos pode ser punido de acordo com a lei e responder criminalmente por seus delitos).
Assim, se o limite para a imputabilidade penal for reduzido, a idade mínima para tirar carteira de motorista também será.

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade e está sujeito à apreciação do Plenário. Tramitam apensados a ele o PL 4369/98, do deputado Hermes Parcianello (PMDB-PR), e o PL 7127/02, do Senado Federal, que também alteram o CTB. O texto do Senado já está pronto para ser votado no plenário da Câmara.


Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Natalia Doederlein

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)