Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/01/2008 13:11

Projeto permite bloqueio de 0300 e serviços telefônicos

Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 733/07, do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), que permite aos usuários de telefonia fixa ou móvel o bloqueio das chamadas para serviços de informações que utilizem o prefixo 0300 ou similares, que cobrem taxa de utilização; os serviços de mensagens ou de valor adicionado, acessados mediante código ou número específico; os serviços auxiliares prestados pela operadora; e outros serviços prestados por terceiros, não relacionados a serviços de telefonia e cobrados por meio de lançamento na conta telefônica do assinante.

A operadora do serviço de telefonia deverá informar o bloqueio do serviço a cada tentativa de acesso, mediante a veiculação de informação audível padronizada.

O autor da proposta observa que, com a evolução da telefonia, empresas dos mais variados setores passaram a oferecer serviços mediante o uso do telefone fixo ou do telefone móvel. Como exemplo, ele cita a prestação de informações mediante prefixo 0300, serviços de contatos, de acesso à internet ou até mesmo a venda de mercadorias. As próprias operadoras desenvolveram vários serviços de apoio ao usuário, como secretária eletrônica e "siga-me", entre outros.

"Muitas dessas opções são relativamente caras e demandam dos assinantes um certo controle no seu uso, para manter as contas dentro de limites razoáveis", argumenta.

Tramitação
Com o uso cada vez mais generalizado da telefonia, esses serviços ficaram à disposição de crianças e adolescentes ou, no ambiente de trabalho, de todo o conjunto de colaboradores das empresas.

Ele argumenta que, na maioria das vezes, não é factível um controle pessoal sobre o uso do telefone. Os pais, em especial, não podem controlar a utilização desses serviços por seus filhos e terminam por pagar contas altíssimas pela sua utilização indevida, ficando sujeitos ao encerramento do serviço e à colocação de seus dados nos serviços de proteção ao crédito.

"É necessário que se ofereça ao assinante, portanto, a possibilidade de bloquear, sem custos adicionais, o acesso a esses serviços pagos", defende.

Tramitação
O projeto está apensado ao PL 6704/06, do Senado, que trata de tema semelhante. As propostas serão analisadas, em caráter conclusivo, pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)