Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto Pé no Chão em Cassilândia

Profeta - 17 de janeiro de 2005 - 09:18

A partir do dia 21 de janeiro 2005, 18 cidades do interior de Mato Grosso do Sul vão receber o projeto teatral Pé no Chão, que tem apoio do FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais). A realização é da ACGT (Associação Campo-grandense de Grupos Teatrais), que visa incrementar o fazer teatral no Estado, em parceria com as secretarias de educação e de cultura do estado e dos municípios.
O Projeto tem por finalidade central a reflexão da questão ambiental, cultural regional e o intercâmbio através das apresentações de peças teatrais com linguajar especifico de uma cultura diferenciada dentro de um mesmo estado, demonstrando a heterogeneidade cultural do nosso povo. Tem por finalidade a reflexão através de apresentações de peças teatrais e debate sobre a concepção de montagem dos espetáculos.
O projeto atenderá as cidades de: Água Clara; Aquidauana; Bandeirantes; Bodoquena; Camapuã; Cassilândia; Costa Rica; Dois Irmãos do Buriti; Fátima do Sul; Jardim; Itaporã; Maracajú; Miranda; Ribas do Rio Pardo; Três Lagoas; Aparecida do taboado; Paranaiba; Sidrolândia.

Agenda
21/01/2005
Três Lagoas
16:00 - Feitiço do Curupira
20:00 – Raízes do Pantanal
Após os espetáculos debate sobre a concepção de montagem.

22/01/2005
Água Clara
16:00 - Feitiço do Curupira
20:00 – Raízes do Pantanal
Após os espetáculos debate sobre a concepção de montagem.

23/01/2005
Ribas do Rio Pardo
16:00 - Feitiço do Curupira
20:00 – Raízes do Pantanal
Após os espetáculos debate sobre a concepção de montagem.


O projeto Pé no Chão é composto de dois espetáculos teatrais. O grupo teatral Minas da Imaginação vai encenar Raízes do Pantanal, e o Anteato de Arte Cênica vai interpretar “Feitiço do Curupira”. A meta é levar as apresentações ao maior número de cidades do Estado.
Com direção de Érika Matiolli e texto de Augusto César Proença, Raízes do Pantanal é um apanhado de textos de várias obras de Augusto César Proença. Sul-mato-grossense nascido em Corumbá, Augusto César Proença mudou-se para o Rio de Janeiro onde fez cursos de Literatura Brasileira e Criatividade Literária Formando-se em Letras.
O espetáculo retrata o pantaneiro no seu habitat natural, num mundo de signos verbais e não verbais que é obrigado, por força de sobrevivência codificá-los e /ou decodificá-los, relação que estabelece consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
Já Feitiço do Curupira, tem texto e direção de Paulo Preché, e narra as ações de um menino que se encontra perdido e faz amizade com um coelho, toma conhecimento do feitiço do castelo e trava uma luta para libertar o mesmo do encanto de uma bruxa enfeitiçada pelo curupira por destruir a natureza. Nessa tarefa conta com a ajuda do Coelho e de uma linda Borboleta que ama as flores.


SIGA-NOS NO Google News