Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/09/2004 09:27

Projeto melhora convivência social em escola goiana

Após identificar problemas de relacionamento e convivência social entre moradores da cidade de Catalão (GO), inclusive da zona rural, a professora Eriziane de Moura Rosa desenvolveu o projeto Cidadania não tem idade com alunos do Centro de Ensino Fundamental do Caic São Francisco de Assis. O trabalho foi um dos vencedores do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2004, que seleciona 20 projetos de professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental da rede pública que desenvolvem ou tenham desenvolvido experiências pedagógicas relevantes.
O projeto de Eriziane trabalhou o tema cidadania para despertar nos alunos valores que muitas vezes ficam esquecidos, mas que contribuem para o desenvolvimento da auto-estima, do respeito mútuo, do conhecimento dos direitos e deveres na família, na escola e na sociedade.
As primeiras atividades do projeto abordavam a documentação das crianças, como certidão de nascimento, álbum de fotografias e cartões de vacinação. Ao final do estudo, foram confeccionadas e distribuídas carteiras de identidade simbólicas em solenidade que contou, ainda, com palestra sobre a importância e validade dos documentos. Em relação aos direitos humanos, foram realizados seminários, dramatizações, desenhos e produção de textos. Sobre os direitos do consumidor, foram feitas visitas ao comércio local, simulação de um supermercado montado com embalagens levadas pelos próprios alunos, além de desenhos, maquetes, atividades práticas, análise e criação de propagandas.
A coordenadora do projeto disse que o desempenho dos alunos foi positivo. "Tanto em sala de aula quanto em outros espaços da escola se ouvem comentários sobre aspectos ligados à cidadania, tais como: você não deve fazer isso porque deve ser um bom cidadão ou, eu não devo agir assim porque sou um bom cidadão", disse a professora. Eriziane Rosa adiantou que vai continuar com o projeto no segundo semestre para trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente e direito ao voto, aproveitando o momento eleitoral para uma reflexão sobre os direitos do cidadão na escolha de seus representantes.

Premiação - No dia 15 de outubro, Dia do Professor, os docentes vencedores do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2004 serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Tarso Genro, no Palácio do Planalto. Cada professor receberá R$ 5 mil, um troféu e uma viagem a Brasília, no período de 13 a 15 de outubro. (Flavia Nery)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)