Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/05/2005 13:24

Projeto irá resgatar memória do trabalho no Brasil

Irene Lôbo / ABr

Resgatar a história dos trabalhadores e do trabalho no Brasil é o principal objetivo do Programa Memória do Trabalho, apresentado nesta quinta-feira (12) em Brasília. Ao longo de um ano, serão realizadas exposições fotográficas, ciclos de debates e concursos ligados à memória do trabalhador. Também será desenvolvido um projeto de recuperação e preservação da memória institucional do Ministério do Trabalho e Emprego, criado em 1930.

Tanto as exposições quanto os ciclos de debates estão programados para 11 capitais: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém. Também serão produzidos mil kits com uma versão condensada da mostra, com o objetivo de montar a exposição em outras cidades brasileiras.

Atualmente, todo o acervo da história do trabalho no país está disperso em entidades sindicais, organizações não-governamentais, instituições ligadas aos poderes públicos municipais, estaduais e federal, além de universidades e centros de documentação. O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, afirma que a iniciativa de consolidar as informações históricas sobre os movimentos trabalhistas é inédita no Governo Federal. Segundo o ministro, será criado um Centro de Referência do Trabalho no Brasil para reunir todo o acervo acumulado sobre o tema trabalho.

"Nós vamos reunir tudo o que há no Brasil, se possível, sobre memória do trabalho, dos trabalhadores, das entidades sindicais e principalmente levando em conta essa perspectiva de um país que respeita o trabalho, que luta por um trabalho decente, que sabe da competição internacional e dos desafios dessa competição mas entende que essa competição tem que levar em conta sempre a dignidade do trabalho e do trabalhador", afirmou o ministro.

Berzoini lembrou a menção positiva à iniciativa do governo de combate ao trabalho escravo no relatório divulgado nessa quarta-feira pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). "É preciso comemorar não apenas os 120 anos de luta dos trabalhadores, mas se possível registrar o compromisso da nação brasileira com a dignidade do trabalho e o trabalho decente".

As atividades do projeto começam neste mês e estão previstas para durar até o próximo ano, para coincidir com as comemorações dos 120 anos do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho. O lançamento oficial do projeto Memória do Trabalho será nesta quinta-feira (12), às 19 horas, no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, em Brasília. Estão previstas as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)