Cassilândia, Domingo, 25 de Junho de 2017

Últimas Notícias

08/04/2004 15:02

Projeto integra língua portuguesa e educação especial

Assessoria MEC

O ensino de português como segundo idioma para surdos que se comunicam por gestos, tendo como enfoque a educação científica, é o objetivo do projeto de pesquisa de pós-graduação Ensino de Língua Portuguesa para Falantes da Língua Brasileira de Sinais, do Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernáculas da Universidade de Brasília. O projeto tem o aval do Programa de Apoio à Educação Especial (Proesp) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

Implementado em dezembro do ano passado pela Capes e coordenado pela professora Heloísa Moreira Lima Salles, o projeto tem por meta formar quatro mestres e dois doutores em lingüística e produzir um dicionário bilíngüe (Língua Brasileira de Sinais e português), com termos científicos das áreas de química e de biologia usados na educação básica. Pretende, também, definir níveis de competência no aprendizado de português pelos surdos. “A intenção é identificar como as pessoas surdas progridem no aprendizado da língua portuguesa”, enfatiza a coordenadora.

Outra meta do projeto é orientar o ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos, trabalhando temas transversais de interesse da sociedade, como educação ambiental, que envolve disciplinas como biologia, química e física. Integram a equipe técnica do projeto três professores da área de lingüística e dois das áreas de biologia e química da UnB. Todas as dez universidades brasileiras que receberam recursos do Proesp estão sendo visitadas por técnicos da Capes, que acompanham o desenvolvimento dos projetos. A ida à UnB está prevista para o próximo dia 12.

As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Lingüística serão abertas no segundo semestre deste ano. Os editais estarão disponíveis no sítio eletrônico da UnB.

Repórter: Vilany Kehrle

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Junho de 2017
Sábado, 24 de Junho de 2017
23:07
Loteria
Sexta, 23 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)