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Projeto integra língua portuguesa e educação especial

Assessoria MEC - 08 de abril de 2004 - 15:02

O ensino de português como segundo idioma para surdos que se comunicam por gestos, tendo como enfoque a educação científica, é o objetivo do projeto de pesquisa de pós-graduação Ensino de Língua Portuguesa para Falantes da Língua Brasileira de Sinais, do Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernáculas da Universidade de Brasília. O projeto tem o aval do Programa de Apoio à Educação Especial (Proesp) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

Implementado em dezembro do ano passado pela Capes e coordenado pela professora Heloísa Moreira Lima Salles, o projeto tem por meta formar quatro mestres e dois doutores em lingüística e produzir um dicionário bilíngüe (Língua Brasileira de Sinais e português), com termos científicos das áreas de química e de biologia usados na educação básica. Pretende, também, definir níveis de competência no aprendizado de português pelos surdos. “A intenção é identificar como as pessoas surdas progridem no aprendizado da língua portuguesa”, enfatiza a coordenadora.

Outra meta do projeto é orientar o ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos, trabalhando temas transversais de interesse da sociedade, como educação ambiental, que envolve disciplinas como biologia, química e física. Integram a equipe técnica do projeto três professores da área de lingüística e dois das áreas de biologia e química da UnB. Todas as dez universidades brasileiras que receberam recursos do Proesp estão sendo visitadas por técnicos da Capes, que acompanham o desenvolvimento dos projetos. A ida à UnB está prevista para o próximo dia 12.

As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Lingüística serão abertas no segundo semestre deste ano. Os editais estarão disponíveis no sítio eletrônico da UnB.

Repórter: Vilany Kehrle

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