Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto institui Política de Mobilização para Doação de Medula

Portal ALMS - 13 de abril de 2014 - 17:24

Com o objetivo de aumentar o número de doadores em Mato Grosso do Sul, o deputado Lauro Davi (Pros) apresentou projeto de lei que institui a Política Estadual de Mobilização para Doação de Medula Óssea no Estado.

A proposição prevê a realização de campanhas de incentivo, esclarecimento, divulgação e conscientização da população sobre a importância e necessidade das doações. “Infelizmente é muito difícil encontrar um doador compatível com o receptor, a chance é de uma em cem mil. Os hemocentros têm demandado a cada dia um número maior de doadores, cujo aumento só será alcançado por meio do incremento de campanhas sobre a necessidade das doações”, destacou Lauro.

São diretrizes da Política de Mobilização: integração da população à rede de Hemocentros, mobilização dos setores de saúde dos municípios, relacionamento com as políticas e ações do SUS (Sistema Único de Saúde), articulação das áreas de governo e da sociedade e divulgação estratégica dos procedimentos.

“Para possibilitar maior cobertura e assistência aos pacientes e familiares, o projeto prevê também a instituição, no Hospital Regional, de um Centro Especializado apto a realizar transplante de células tronco. Embora com profissionais altamente capacitados, o Estado não dispõe de unidade credenciada para esse fim junto ao SUS, fatos que limita e até impossibilita o acesso de muitos pacientes ao procedimento”, acrescentou.

SIGA-NOS NO Google News