Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/01/2008 14:29

Projeto inclui número do Procon na conta de luz

As concessionárias dos serviços públicos de telefonia e de energia elétrica poderão ser obrigadas a incluir o número do telefone de atendimento gratuito da respectiva agência reguladora do serviço e do Procon de cada estado nas faturas de consumo. A medida é prevista no Projeto de Lei 1222/07, de autoria do deputado Sandro Matos (PR-RJ).

A nova obrigação será acrescentada ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90). A proposta determina a inclusão "com destaque" dos telefones para atendimento gratuito da agência reguladora e do Procon nas contas de telefone e luz.

Direitos básicos
O autor da proposta lembrou que constituem direitos básicos do consumidor, previstos no Código de Defesa do Consumidor, "o direito à informação adequada e clara sobre os produtos e serviços prestados e uma adequada e eficaz prestação de serviços públicos".

Ele lembrou ainda que o disciplinamento e a fiscalização da execução, comercialização e uso dos serviços públicos de energia elétrica e de telecomunicações cabem à União, por meio das agências reguladoras. Ao usuário cabe levar ao conhecimento do Poder Público as irregularidades ou os atos ilícitos praticados pelas concessionárias na prestação dos serviços.

Sandro Matos destacou que a atual legislação "exige do usuário uma participação ativa na fiscalização dos serviços prestados pelas concessionárias, o que ajuda na garantia de qualidade do serviço". Por esse motivo, é preciso "oferecer condições que facilitem a tarefa dos usuários".

Tramitação
A proposta, que tramita em conjunto com os PLs 1563/03 e 2566/96, será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.




Agência Câmara

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)