Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

03/03/2015 07:57

Projeto inclui campanhas educativas no Plano de Resíduos Sólidos

Agência Senado

Projeto de lei que inclui a realização de campanhas educativas sobre limpeza urbana e manejo de lixo entre os itens dos Planos Estaduais e Municipais e Resíduos Sólidos (PERS e PMRS) foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal. Além de estabelecer a obrigatoriedade, o texto previsto no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 114/2013, concede prioridade no acesso aos recursos da União.

Ele foi deliberado pelos senadores na quinta-feira, dia 26.

De acordo com o PL, para governos estaduais, os recursos da União são destinados a empreendimentos, serviços e campanhas educativas, desde que elaborem o Plano. Já, para os Municípios, os recursos são destinados ao setor, e as campanhas devem estar incluídas entre as atividades associadas à gestão de resíduos sólidos.

Nas microrregiões instituídas pelos Estados, as campanhas educativas devem integrar os planos de gestão, e compor o conteúdo mínimo dos planos estaduais.

A elaboração de Planos é uma das determinações da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A legislação estabeleceu obrigações para o poder público e o empresariado em relação ao tratamento do lixo.

A justificativa do PL, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), diz que muitas pessoas desconhecem o adequado manejo a ser dado a resíduos sólidos gerados, por isso é importante incorporar campanhas educativas às previsões da Política.

Aprovado na Câmara, o projeto foi encaminhado ao Senado em dezembro de 2013. A proposição recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde teve emendas apresentadas pelo relator, Luiz Henrique, e da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde foi relatado pelo senador Cícero Lucena.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)