Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/03/2015 07:57

Projeto inclui campanhas educativas no Plano de Resíduos Sólidos

Agência Senado

Projeto de lei que inclui a realização de campanhas educativas sobre limpeza urbana e manejo de lixo entre os itens dos Planos Estaduais e Municipais e Resíduos Sólidos (PERS e PMRS) foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal. Além de estabelecer a obrigatoriedade, o texto previsto no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 114/2013, concede prioridade no acesso aos recursos da União.

Ele foi deliberado pelos senadores na quinta-feira, dia 26.

De acordo com o PL, para governos estaduais, os recursos da União são destinados a empreendimentos, serviços e campanhas educativas, desde que elaborem o Plano. Já, para os Municípios, os recursos são destinados ao setor, e as campanhas devem estar incluídas entre as atividades associadas à gestão de resíduos sólidos.

Nas microrregiões instituídas pelos Estados, as campanhas educativas devem integrar os planos de gestão, e compor o conteúdo mínimo dos planos estaduais.

A elaboração de Planos é uma das determinações da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A legislação estabeleceu obrigações para o poder público e o empresariado em relação ao tratamento do lixo.

A justificativa do PL, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), diz que muitas pessoas desconhecem o adequado manejo a ser dado a resíduos sólidos gerados, por isso é importante incorporar campanhas educativas às previsões da Política.

Aprovado na Câmara, o projeto foi encaminhado ao Senado em dezembro de 2013. A proposição recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde teve emendas apresentadas pelo relator, Luiz Henrique, e da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde foi relatado pelo senador Cícero Lucena.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)