Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/01/2004 14:10

Projeto garante atendimento gratuito ao consumidor

Agência Câmara

A Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias está analisando o Projeto de Lei 743/03, de autoria da deputada Maninha (PT-DF), que altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) para garantir que os serviços de atendimento aos clientes sejam prestados de forma gratuita e que as empresas tenham a obrigação de comunicar aos consumidores os custos do acesso telefônico à essas informações.
De acordo com o texto, as centrais de atendimento deverão fornecer informações, aceitar reclamações e esclarecer dúvidas sobre os produtos comercializados e serviços prestados de forma gratuita. Segundo a autora, o objetivo do projeto é evitar que as empresas se utilizem de serviços telefônicos pagos para prestarem informações a seus clientes. A parlamentar argumenta que muitas vezes os usuários das centrais de atendimento por telefone das empresas não são informados de que o serviço é tarifado. Maninha considera essa prática abusiva, pois obriga o consumidor a pagar para reclamar por direitos, assegurados em lei.

O projeto de lei está apensado ao PL 7140/02, de autoria do deputado Lincoln Portela (PSL-MG), que proíbe as prestadoras de serviços telefônicos de usar o sistema 0300, pago, no lugar do 0800, que é gratuito, nas centrais de atendimento ao consumidor. As duas propostas e outras três apensadas (PL 518/03, 1838/03 e 2038/03) sobre o mesmo assunto já foram aprovadas pela Comissão de Economia, Indústria e Comércio no ano passado. Os projetos ainda serão apreciados pela Comissão de Constituição, Justiça e de Redação, mas como tramitam em regime conclusivo, só serão apreciados pelo Plenário se houver recurso de algum deputado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)