Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto federal seleciona 3 trabalhos de MS

Luciano Shakihama / Campo Grande News - 15 de outubro de 2004 - 12:45

Mato Grosso do Sul teve três trabalhos selecionados, dentre os 214 escolhidos em todo o País, para o projeto Pontos de Cultura, do MinC (Ministério da Cultura), que vai disponibilizar recursos de R$ 150 mil para cada proposta. Um dos objetivos da iniciativa consiste em destinar recursos e equipamentos para a produção cultural, viabilizando também a capacitação, nas periferias de centros urbanos, áreas rurais, quilombolas e aldeias indígenas.
Segundo informações do MinC, nesta primeira etapa, foram contemplados os seguintes projetos no Estado: Moinho Cultural Sul Americano, do Instituto Homem Pantaneiro, em Corumbá; Casa da Cultura "Nãnderetã", da Associação "Amigo do Índio", em Dourados; Arte, Cultura, Cidadania e Geração de Renda, da Anca (Associação Nacional de Cooperação Agrícola), em Sidrolândia.
Para Darlene de Barros Almeida, técnica responsável pelo projeto Moinho Cultural Sul Americano, o apoio federal valoriza bastante o trabalho, acreditando que o espaço a ser finalizado no início do próximo ano vai se tornar um referencial em todo o Brasil. A meta é atender pelo menos 300 pessoas, sobretudo crianças carentes e seus familiares.
No moinho, serão realizados projetos culturais, visando o combates a foco de exclusão social, além de ter o diferencial de que o espaço atenderá famílias carentes vindas da Bolívia, país fronteiriço à cidade. “Por isso, o fato do moinho ser considerado sul-americano”, completa.
Darlene de Barros explica que serão ministradas oficinas de dança e música para as crianças e os adultos terão a oportunidade de freqüentar cursos de culinária e costura. Explicando que trata-se de um projeto a longo prazo, o moinho pretende trabalhar na formação de grupos de dança e de orquestras.
Acrescentando que a construção do Moinho recebe outros parceiros e da prefeitura municipal, espera que o espaço possa ser aberto à população no início do ano. “O primeiro semestre será usado como piloto”, completa, admitindo que o projeto poderá passar por alterações para melhor atender a demanda.

SIGA-NOS NO Google News